Memória concreta da Universidade
08/11/2022 16:18
Luanna Lino e Gabriel Meirelles

Professores e funcionários são homenageados por tempo de serviço à PUC-Rio em festa de confraternização.

A confraternização de professores e funcionários técnico-administrativos da PUC-Rio de 2022 foi realizada no dia 25 de outubro no ginásio da Universidade. O Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., e o Vice-Reitor Geral, Padre André Luís de Araújo, S.J., participaram pela primeira vez da festa ao lado do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, que, segundo ele, participa da celebração há pelo menos 25 anos.

Vice-Reitor Geral, Padre André Luis S.J., Reitor Padre Anderson Pedroso S.J., e Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio. (Foto: Luanna Lino)

Organizada pela Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial, a festa é também um momento de homenagear pessoas que estão a serviço da PUC-Rio há pelo menos 20 anos. Ao todo, foram 217 nomes contemplados, dentre os quais três professores com 55 anos de casa: Ilda Lopes Rodrigues da Silva, do Departamento de Serviço Social, Ilmar Rohloff de Mattos e Luiz de França Costa Lima Filho, ambos do Departamento de História.

Ida começou a vida universitária em 1967 como professora auxiliar e desenvolveu a carreira no Departamento de Serviço Social. Ela lembra que aproveitou o contato com os professores mais antigos para desenvolver suas habilidades no meio acadêmico.

- Foi uma trajetória longa, mas que não pesou em tempo e, sim, tornou-se leve à medida que várias missões foram cumpridas e compartilhadas com todos. Eu me sinto muito honrada de estar aqui hoje comemorando com os jovens, professores, alunos, funcionários, todos. Me sinto muito agraciada por essa oportunidade. – declarou.

Ilda Lopes e Padre Anderon Pedroso S.J. (Foto: Luanna Lino)

O ascensorista Lúcio da Silva comemora bodas de prata com a Universidade este ano. Mas antes de trabalhar nos elevadores, ele passou pelas equipes de limpeza e refrigeração. Ele se disse emocionado ao receber o reconhecimento por seus serviços nesses anos todos no campus da Gávea.

- Meu coração está a mil, senti até vontade de chorar tamanha felicidade, minha família também está extremamente feliz, e tudo isso graças a essa Universidade.

Padre José Abel Souza S.J., Lúcio da Silva, e Padre Anderon Pedroso S.J.

Houve um momento de oração conduzido pelo Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padre Arnaldo Rodrigues, para agradecer a volta da confraternização anual, que ficou suspensa por causa da pandemia da Covid-19, e abençoar todos que estavam presentes. Foram entregues certificados para os professores e funcionários. Padre Anderson definiu a celebração como um momento de partilha, alegria e gratidão de todas as pessoas que formam a PUC-Rio.

- Agradeço a presença de todos aqui hoje e gostaria de dizer que, quando olho para vocês, não vejo funcionários e professores, vejo rostos, famílias que fazem parte dessa comunidade, e isto define a PUC, que é uma junção de todas essas histórias.

Padre André agradeceu o acolhimento recebido de todos da Universidade e, em sintonia com a fala do Reitor, resgatou uma imagem de São Francisco Xavier: o santo abre o peito e mostra as assinaturas de todas as pessoas que colaboraram com ele até o momento nas missões. O Vice-Reitor Geral complementou esta imagem com um texto de Dom Pedro Casaldáliga, C.M.F., no qual afirma que, no final da vida, abriria o coração e estaria cheio de nomes.

- Com toda certeza, se nós falamos isso pela Universidade, ela também traz o registro de rostos e histórias de pessoas muito concretas. Em nome dessa atuação grande da Companhia de Jesus, a gente agradece também a vocês, que são o rosto e a memória concreta da Universidade nos vários trabalhos e responsabilidade social que a gente tem — destacou Padre André.

Após o professor Augusto Sampaio entregar o último certificado, Padre Anderson homenageou o Vice-Reitor Comunitário pelos 30 anos no cargo e o presenteou com uma camisa e uma bola do Fluminense, time de coração do professor.

Vice-Reitor Comunitário professor Augusto Sampaio (Foto: Luanna Lino))

Confira a lista dos 217 professores e funcionários homenageados em 2022:

Mais Recentes
Caminhos da inovação para políticas públicas em Engenharia e Arquitetura
Projeto multidisciplinar reuniu 65 pesquisadores em três eixos temáticos
PUC-Rio se prepara para grandes travessias a partir de 2024
Na Assembleia, professores, alunos e funcionários se unem em torno de novo futuro para a Universidade