Memória concreta da Universidade
08/11/2022 16:18
Luanna Lino e Gabriel Meirelles

Professores e funcionários são homenageados por tempo de serviço à PUC-Rio em festa de confraternização.

A confraternização de professores e funcionários técnico-administrativos da PUC-Rio de 2022 foi realizada no dia 25 de outubro no ginásio da Universidade. O Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., e o Vice-Reitor Geral, Padre André Luís de Araújo, S.J., participaram pela primeira vez da festa ao lado do Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, que, segundo ele, participa da celebração há pelo menos 25 anos.

Vice-Reitor Geral, Padre André Luis S.J., Reitor Padre Anderson Pedroso S.J., e Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio. (Foto: Luanna Lino)

Organizada pela Coordenação de Eventos Institucionais e Cerimonial, a festa é também um momento de homenagear pessoas que estão a serviço da PUC-Rio há pelo menos 20 anos. Ao todo, foram 217 nomes contemplados, dentre os quais três professores com 55 anos de casa: Ilda Lopes Rodrigues da Silva, do Departamento de Serviço Social, Ilmar Rohloff de Mattos e Luiz de França Costa Lima Filho, ambos do Departamento de História.

Ida começou a vida universitária em 1967 como professora auxiliar e desenvolveu a carreira no Departamento de Serviço Social. Ela lembra que aproveitou o contato com os professores mais antigos para desenvolver suas habilidades no meio acadêmico.

- Foi uma trajetória longa, mas que não pesou em tempo e, sim, tornou-se leve à medida que várias missões foram cumpridas e compartilhadas com todos. Eu me sinto muito honrada de estar aqui hoje comemorando com os jovens, professores, alunos, funcionários, todos. Me sinto muito agraciada por essa oportunidade. – declarou.

Ilda Lopes e Padre Anderon Pedroso S.J. (Foto: Luanna Lino)

O ascensorista Lúcio da Silva comemora bodas de prata com a Universidade este ano. Mas antes de trabalhar nos elevadores, ele passou pelas equipes de limpeza e refrigeração. Ele se disse emocionado ao receber o reconhecimento por seus serviços nesses anos todos no campus da Gávea.

- Meu coração está a mil, senti até vontade de chorar tamanha felicidade, minha família também está extremamente feliz, e tudo isso graças a essa Universidade.

Padre José Abel Souza S.J., Lúcio da Silva, e Padre Anderon Pedroso S.J.

Houve um momento de oração conduzido pelo Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padre Arnaldo Rodrigues, para agradecer a volta da confraternização anual, que ficou suspensa por causa da pandemia da Covid-19, e abençoar todos que estavam presentes. Foram entregues certificados para os professores e funcionários. Padre Anderson definiu a celebração como um momento de partilha, alegria e gratidão de todas as pessoas que formam a PUC-Rio.

- Agradeço a presença de todos aqui hoje e gostaria de dizer que, quando olho para vocês, não vejo funcionários e professores, vejo rostos, famílias que fazem parte dessa comunidade, e isto define a PUC, que é uma junção de todas essas histórias.

Padre André agradeceu o acolhimento recebido de todos da Universidade e, em sintonia com a fala do Reitor, resgatou uma imagem de São Francisco Xavier: o santo abre o peito e mostra as assinaturas de todas as pessoas que colaboraram com ele até o momento nas missões. O Vice-Reitor Geral complementou esta imagem com um texto de Dom Pedro Casaldáliga, C.M.F., no qual afirma que, no final da vida, abriria o coração e estaria cheio de nomes.

- Com toda certeza, se nós falamos isso pela Universidade, ela também traz o registro de rostos e histórias de pessoas muito concretas. Em nome dessa atuação grande da Companhia de Jesus, a gente agradece também a vocês, que são o rosto e a memória concreta da Universidade nos vários trabalhos e responsabilidade social que a gente tem — destacou Padre André.

Após o professor Augusto Sampaio entregar o último certificado, Padre Anderson homenageou o Vice-Reitor Comunitário pelos 30 anos no cargo e o presenteou com uma camisa e uma bola do Fluminense, time de coração do professor.

Vice-Reitor Comunitário professor Augusto Sampaio (Foto: Luanna Lino))

Confira a lista dos 217 professores e funcionários homenageados em 2022:

Mais Recentes
Imortal ‘Divina Cleo’
Integrante da ABL, Cleonice Berardinelli era uma especialista da obra do poeta português Fernando Pessoa
Laboratório de fabricar esperança
Projeto social capacitou 22 jovens de comunidades no curso técnico de Design das Mídias
Magia do Natal em sala de aula
Inspirada na comemoração do nascimento de Cristo, estudante de Letras cria poema como avaliação de G2