Ensino como altar
10/11/2022 18:38
Carolina Smolentzov e Henrique Barbi Silva

Padre Paul Schweitzer comemora 85 anos com homenagem do Departamento de Matemática e da comunidade científica

Padre Paul Schweirtzer (Foto: Luanna Lino)

O professor emérito Padre Paul Schweitzer, S.J., do Departamento de Matemática, foi homenageado no dia 1° de novembro pelos 85 anos. Na programação, convidados ao redor do mundo participaram de aulas abertas e compartilharam testemunhos sobre a importância do matemático jesuíta. Entre as falas, a capacidade de unir ciência e fé com sensibilidade e o espírito jovem foram características destacadas por todos. Segundo os colegas, o departamento - fundado em 1967 - contou com o protagonismo do Padre para ser consolidado e se estabelecer no circuito internacional.

Nascido em Nova Iorque, Padre Paul veio ao Brasil em 1971 como professor visitante da PUC-Rio. Não demorou para que se estabelecesse na cidade e, na década de 1980, deu início ao sacerdócio. Ele possui graduação em Matemática e Topologia, licenciatura eclesiástica pelo Boston College e doutorado pela Princeton University.

Em 2002, ingressou na Ordem Nacional do Mérito Científico e recebeu a comenda da Grã-Cruz pela contribuição para as áreas da ciência e tecnologia. Quatro anos depois, naturalizou-se brasileiro e passou a integrar a Academia Brasileira de Ciências. Depois da homenagem, Padre Paul relembrou a jornada e destacou a atuação de Deus em sua vida. Ele afirmou que estava emocionado e feliz de ver as contribuições contínuas da Universidade. Para ele, é essencial trabalhar e prezar por inteligência e competência.

- No final da vida, vemos todas as coisas. Muitos momentos parecem ser acidentais. Eu acho que Deus atua sem ser tão visível, mas fato é que o professor João Bosco Pitombeira me convidou para vir, e isso foi formidável. Muitos outros momentos e decisões na minha vida poderiam ter sido diferentes, mas era fundamental que aquilo acontecesse.

Marcelo Gattass, Padre Paul S.J., PAdre Anderson S.J., Fred Palmeira e Sidnei Paciornik (Foto: Luanna Lino)

O encontro reuniu figuras ilustres da Universidade e amigos de diferentes países, como Japão, Polônia, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Um deles é Joseph Stasheff, que há 83 anos compartilha da amizade de Padre Paul. Os dois se conheceram ainda no jardim de infância, quando moravam na mesma vizinhança. Nesta época, a família de Paul se mudou, e os dois se reencontraram muitos anos depois por meio da matemática. Outro colega relembrou, emocionado, a participação no Clavius Group, grupo de estudos composto por matemáticos católicos. Veja alguns dos testemunhos feitos pelos presentes.

Foto: Luanna Lino

“Nós festejamos não só o aniversário, mas a existência de Padre Paul. Na maior parte destes 85 anos, ele tem feito do magistério e do ensino o seu altar. Todos nós aqui compartilhamos este sentimento da importância do Padre Paul nas nossas vidas, e ele faz a diferença. Desde que eu cheguei, ele é a pessoa que me olhou com mais confiança. Para quem tem um grande desafio pela frente, nada é mais importante do que o olhar confiante de quem já caminhou.”

Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson, S.J.

 

Foto: JP Araújo

“Padre Paul é uma representação da identidade e da missão da PUC-Rio. Por ser uma Universidade católica, comunitária e filantrópica, tem uma identidade muito forte e uma missão humana de melhorar a sociedade brasileira. Ele tem este conjunto de características: é uma pessoa competente e reconhecida pela sua ciência e habilidade técnica, e, ao mesmo tempo, é um sacerdote com um aspecto muito humano. Uma característica que me marca nele é que é muito carinhoso. O apoio dele aquece o coração, porque é uma pessoa com uma experiência de vida espetacular e muito querida. Acho isso admirável.”

Decano do CTC, Sidnei Paciornik

Foto: JP Araújo

“O legado dele é extremamente importante. Quando veio para o Brasil, era um matemático muito promissor. Uma de suas características é a energia e o espírito jovem, sempre aberto a aventuras e novos desafios. Sua energia se revela também nas inúmeras atividades exercidas no Departamento de Matemática em vários cargos e comissões, para nos manter inseridos na comunidade matemática internacional. Ele é uma pessoa muito humana e que soube conciliar muito bem a fé e a ciência. O amor que eu tenho pelo departamento, ele também tem.”

Professor Emérito João Bosco Pitombeira, do Departamento de Matemática

 

Foto: Luanna Lino

“Tem sido um prazer enorme ser amigo dele todos esses anos. Ele sempre teve uma disponibilidade muito grande e foi uma pessoa que eu pude procurar para conversar em momentos de dificuldades. Este evento mostrou a penetração que ele tem, os amigos que fez no mundo, a qualidade da matemática que desenvolveu e a pessoa que ele é. Ele era o matemático mais importante daquela época e a chegada dele foi um divisor de águas no departamento, que alavancou a qualidade da matemática.”

Professor Fred Palmeira, do Departamento de Matemática

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro