Novas fronteiras para a PUC-Rio
15/12/2022 19:47

Na Assembleia de 2022, o Reitor Padre Anderson anunciou dois projetos para o futuro: o Vale da Gávea e o Amazonizar

A Assembleia Universitária da PUC-Rio foi realizada no dia 15 de dezembro no Edifício Padre Laércio Dias, S.J. O Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S. J., abriu a cerimônia com um pronunciamento de boas-vindas e disse estar feliz pela Universidade ter superado um período de forte pandemia. Segundo ele, a comunidade acadêmica tem motivos para agradecer e se encher de energia e força diante dos próximos desafios.

Padre Anderson lembrou que a esperança foi o sentimento que se manteve resiliente durante o isolamento social. Ele ressaltou que a reunião da comunidade PUC-Rio na Assembleia é uma maneira de conseguir impulso para o futuro. 

— O que veio ao meu coração e mente foi que a vida não parou. Tivemos um período difícil de forte pandemia, que se instalou entre nós, com perdas, mas permaneceu viva a esperança. Por isso, estamos aqui. E nós vamos dar continuidade a esta história de vida que é a PUC-Rio. Estou muito feliz porque toda a comunidade reunida aqui significa que temos motivos para agradecer e  também nos encher de energia e força diante dos desafios que nos esperam.

Reitor Padre Anderson discursa na Assembleia Geral. Foto: Kathleen Chelles

O Reitor destacou a presença do presidente da Fundação Leonel Franca, Padre Roberto Barros Dias, S.J., e a do professor Carlos Lucena, do Departamento de Informática. Segundo ele, Padre Roberto foi fundamental para conseguir financiamento e estruturas para bolsas de estudo, enquanto  Lucena teve protagonismo ao fazer a Universidade crescer e ser referência.

— Ele começou uma nova gestão de apoio à Universidade, obtendo recursos para bolsa de estudo. Padre Roberto tem traballhado para trazer os recursos necessários. Também quero agradecer ao professor Lucena. Ele representa toda essa geração de pessoas que fizeram a PUC ser o que ela é hoje. Esta Universidade é feita por pessoas com muito coração e que trabalham pelo bem comum.

Posse Vice-Reitores

Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz. Foto: Kathleen Chelles

A nova Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz, apontou que a vice-reitoria em questão é um lugar predisposto a somar a sua perspectiva de ação à perspectiva do outro. Agradeceu aos alunos e disse que extensão é estar na fronteira do que é diferente. Para ela, a palavra "fronteira" define sua relação com a PUC-Rio.

— Fronteira, para mim, é experienciar em extensão, estender-se ao encontro do outro. Inclusão, respeito e acolhimento são direitos de todos. Cabe a nós, como PUC-Rio, tanto subir quanto descer a Marquês de São Vicente. E cabe à Universidade, sobretudo nas fronteiras entre todas as vice-reitorias, cuidar de nós para que possamos atuar em nosso propósito fundamental: uma formação profissional e humana, que participe da melhoria da qualidade de vida de todos. 

O recém-nomeado Vice-Reitor de Infraestrutura e Serviços, professor Luiz Fernando Martha, relatou ter sido surpreendido com o convite para o cargo, mas afirmou estar tranquilo nesta nova empreitada. Segundo ele, essa calma deve-se à confiança na qualidade da Universidade e por conhecer a instituição há muitos anos. Ele relembrou que o pai se formou na primeira turma de Engenharia, em 1952, e a mãe foi bibliotecária da PUC-Rio na década de 1960. O professor do Departamento de Engenharia enfatizou que, mesmo com a altíssima qualidade técnica da Universidade e o desempenho positivo entre as unidades que a compõem, é preciso que sejam feitas algumas alterações para facilitar o contato entre setores em um único local e aprimorar e agilizar o sistema de técnica e informática.

— As unidades funcionam muito bem, mas precisa de uma orquestração, uma ligação, para que esse resultado realmente seja sentido com a qualidade em um todo e por todos. Esse é justamente o desafio da nova vice-reitoria: operar uma orquestração da infraestrutura física, dos sistemas de informação e da infraestrutura de TI, para prestar um serviço de qualidade dentro do contexto atual do mundo moderno. A ideia é integrar em um único contexto e em uma única vice-reitoria.

Vice-Reitor de Infraestrutura e Serviços, professor Luiz Fernando Martha, na Assembleia Geral. Foto: Kathleen Chelles

Padre Anderson agradeceu aos professores e disse que eles começam um novo desafio à frente das novas vice-reitorias. De acordo com ele, a Universidade inaugura um modo de funcionamento, com uma governança sistêmica, em que as interfaces serão fundamentais. O Reitor afirmou que a comunidade vai avaliar este modelo, e implementá-lo em um período de três meses. Em março, o feedback será recolhido e o projeto finalizado.

— A imagem que escolhemos é a do poliedro, que fala de muitas faces, junção de contato, de troca. Inauguramos um modo de funcionar em que a PUC-Rio continue sendo o que ela é e aponte ainda mais para o futuro. A forma de funcionamento fala muito de uma nova relação entre as pessoas. Tudo isso é pelos alunos, professores, funcionários e pela PUC-Rio. Nós vamos aprender a caminhar juntos desta nova maneira. A horizontalidade e a complementaridade se impõem a partir de agora. Não tenhamos medo de mudar.

Em seguida, Padre Anderson citou um trecho do Marco Referencial que elucida o motivo por trás da mudança. Para ele, a razão é a “PUC-Rio estar viva, e quando estamos vivos, mudamos para melhor”. 

Consciente de sua missão educadora e da coerência consigo mesma, a PUC-Rio procura estruturar-se com eficiência para que os próprios métodos administrativos contenham uma dimensão pedagógica, e seja alcançada a eficácia no cumprimento de seus objetivos.

Marco Referencial, 11.

Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, professor José Ricardo Bergmann, discursa. Foto: Kathleen Chelles

Os Vice-Reitores José Ricardo Bergmann, Ricardo Tanscheit, Marcelo Gattass, Augusto Sampaio e Padre André também discursaram durante a Assembleia. Bergmann comemorou o sucesso da avaliação de pós-graduação, que ocorreu durante a pandemia, considerada uma vitória, e destacou o desafio da curricularização da extensão, papel da Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica. Tanscheit ressaltou a cooperação entre as vice-reitorias e os diferentes núcleos da Universidade, e celebrou que, assim como no ano passado, a PUC-Rio fecha o ano com equilíbrio financeiro, conquista não alcançada em 2018, 2019 e 2020. Gattass afirmou que a Instituição precisa de orquestração e alinhamento para crescer ainda mais. 

O professor Augusto, que foi aplaudido de pé por todos, ficou muito emocionado ao ver a comunidade reunida e citou como grande feito da Universidade o projeto de inclusão digital, citado em uma reportagem do Jornal O Globo. Padre André fez questão de ressaltar que a Vice-Reitoria Geral não é figurativa e que tem certeza que responsabilidade social e acolhimento são fundamentais neste século. Ele comentou que haverá duas frentes de trabalho, e que o Conselho de Identidade e Missão da Universidade é um pilar da Vice-Reitoria Geral.

O novo assessor especial da Reitoria para Assuntos Econômicos, professor Rogério Werneck, do Departamento de Economia, se disse extremamente honrado pelo convite. Segundo ele, a Reitoria se preocupa em manter a Universidade econômica e financeiramente viável diante dos desafios que o Brasil enfrenta.

— A PUC-Rio atravessou com sucesso períodos extremamente problemáticos ao longo de oito décadas, e soube se reinventar sempre que necessário. Por mais exitosa que tenha sido a trajetória da PUC-Rio até agora, não faz sentido nos deixarmos levar pela crença de que tamanho sucesso sempre pode ser replicado. Não importa que dificuldades o futuro nos reserve, é preciso que a Universidade se equipe para antecipar mudanças importantes no ambiente em que opera. Não só para mitigar riscos, corrigir rumos e tornar a Universidade mais resiliente e menos vulnerável, como também para tirar bom proveito que tais mudanças possam abrir.

Grupos de Trabalho

O Coordenador de Orçamento da PUC-Rio, Luiz Eduardo Santos Torres, e o Coordenador Central de Pós-Graduação, professor Luis Felipe Scavarda, se uniram para apresentar o Grupo de Trabalho de Planejamento e Estratégia Financeira. Criada em setembro de 2022, a nova iniciativa da Universidade tem como missão incorporar ao pensamento estratégico da instituição a constante busca por sustentabilidade e transparência. A proposição de ações que possam garantir a manutenção das políticas sociais e da excelência ensino-pesquisa e extensão. 

O Grupo de Trabalho de Extensão Universitária foi apresentado pela Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz, que retornou ao palco, e pela Coordenadora Central de Admissão e Registro, professora Daniela Vargas. O trabalho teve início em setembro e foi dividido em duas etapas de três meses. Nesse período foi feita a revisão dos projetos políticos-pedagógicos de toda a Universidade, para compreender como os 10% exigidos pelo MEC dedicados às atividades de extensão podem ser incorporados em cada curso de graduação. Foi também repensada a forma de trabalhar a extensão da Universidade, sempre ancorada na Cultura Religiosa. 

 

Padre Arnaldo Rodrigues e professora Manuela Quaresma apresentam o reDesign da identidade visual da Universidade. Foto: Kathleen Chelles

O assessor especial da Reitoria para Assuntos de Comunicação, Padre Arnaldo Rodrigues, foi o representante do Grupo de Trabalho de reDesign da Identidade Visual junto à professora Manuela Quaresma, do Departamento de Artes & Design. Para ele, é um momento histórico de imensa responsabilidade, porque toda a identidade visual da Universidade perpassa aquilo que foi delineado durante o longo tempo de trabalho. Padre Arnaldo aponta que o GT tem cerca de 15 integrantes de vários departamentos e unidades. 

— O GT tem buscado um planejamento que vai envolver toda a Universidade. Um planejamento que responda às novas dinâmicas de interação por meio das diferentes mídias e serviços. O sincronismo entre os agentes internos e externos. Colaborar com cada área desta casa comum para encontrar respostas às necessidades do nosso tempo, consolidando uma cultura de abertura à inovação e os processos que esta exigirá. O tesouro da PUC-Rio está aqui dentro. Não se trata somente de apresentar o novo site ou uma nova identidade visual, mas de entender o que a PUC-Rio é e o que ela deseja ser.

Novo brasão da PUC-Rio.

A Coordenadora de Pesquisa do Departamento de Artes & Design, professora Manuela Quaresma, explicou que todo o trabalho segue o lema de planejamento estratégico. O GT se dividiu em três atividades: workshop de cocriação, realizado em parceria com os outros dois GTs, cujo objetivo foi entender onde a PUC-Rio quer estar e ser enquanto Universidade; a aplicação de um questionário para os alunos com o intuito de avaliar a experiência em relação aos canais de informação e comunicação da PUC-Rio e o desenvolvimento do novo website da Universidade.

— Estamos trabalhando em uma nova versão do site que será totalmente redesenhada em termos de arquitetura de informação, layout, linguagem gráfica e formas de interação e experiências inovadoras que não só as visuais. Estamos focando em um modelo centrado nos usuários, e não numa lógica de estrutura organizacional. O site institucional vai levar em conta a nossa identidade e missão. Sobretudo, trabalharemos considerando o que há de melhor em referência tecnológica e conectividade, tendo o jovem como ator central.

Padre Anderson disse que a troca de ideias entre comunidade e os GTs vai ser fundamental para permitir que a Universidade continue se desenvolvendo. Ele aproveitou para dar destaque aos decanos, que desempenharam grande função nos projetos da PUC-Rio.

— É extraordinário o trabalho que todos os GTs fizeram. Isto vai ser absorvido nos próximos meses, e a comunidade vai dar o feedback para ajustes e sugestões. O método sempre vai ser este: uma proposta consistente e, com o feedback da comunidade, fazermos ajustes com muita liberdade e criatividade. Também quero agradecer os decanos porque, em todas as atividades, puxamos as lideranças, e os decanos nos apoiaram nesta articulação. 

Público assiste à Assembleia Geral. Foto: Kathleen Chelles

Homenagens e resultados

Foram homenageadas 97 pessoas, entre docentes, alunos e funcionários, que se destacaram ao longo do ano nas categorias Reconhecimento Acadêmico, Impacto Social e Tecnologia e Inovação. 

Estudantes: Na categoria Reconhecimento Acadêmico foram chamadas alunas:  Juliana Halfeld Gonzaga, Departamento de Biologia (Centro de Ciências Biológicas de Saúde) e Amanda Chami, do Departamento de Direito (Centro de Ciências Sociais). Na categoria Impacto Social foram homenageados os alunos: Amanda de Araújo Batista da Silva, do Departamento de Engenharia Industrial (Centro Técnico Científico) e Davison Coutinho,  do Departamento de Artes & Design (Centro de Teologia e Ciências Humanas).

Docentes: Na categoria Reconhecimento Acadêmico foram homenageados os professores: Rejan Rodrigues Guedes Bruni, do Departamento de Biologia (Centro de Ciências Biológicas de Saúde); Wilson Reis, do Departamento de Matemática (Centro Técnico Científico); Padre Abimar Oliveira de Moraes, do Departamento de Teologia (Centro de Teologia e Ciências Humanas). Na categoria Tecnologia e Inovação, do Departamento de Economia, foi consagrado o professor Gustavo Gonzaga. 

Funcionários: Solange de Lima Freiria Vergueiro de Paula, do Departamento de Medicina e Saúde (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde); Joana Maria Félix da Silva, Departamento de Serviço Social (Centro de Ciências Sociais); Carmen Fagundes, do Centro Técnico Científico; Francisca Ferreira de Oliveira, do Departamento de Letras (Centro de Teologia e Ciências Humanas). A lista completa dos 97 homenageados pode ser acessada no Relatório 2022, disponível no site da PUC. 

Dona Ivone recebe menção especial. Foto: Kathleen Chelles

Para encerrar as homenagens, houve uma menção especial à funcionária Ivone Figueiredo dos Santos, que se aposenta do cargo de Assessora da Reitoria após 45 anos de serviço. Aplaudida de pé, Ivone discursou emocionada sobre a sua trajetória na Universidade e agradeceu aos reitores e companheiros de profissão.

— Faltando poucos dias para encerrar minha trajetória na PUC, gostaria de externar a minha felicidade. Nestes 45 anos de muita alegria e orgulho, me entreguei, emocionei, criei, aprendi, construí memórias, fiz amigos e trabalhei com o que mais amo na vida. A cada dia adquiri sabedoria, experiência e inovação de quatro reitores:  Padre Laércio Dias de Moura, S.J., nove anos, Padre Jesus Hortal Sánchez, S.J., 15 anos, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, 12 anos, e padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. seis intensos meses. Eles contribuíram definitivamente para o meu aprimoramento profissional e pessoal.

Durante a Assembleia 2022, Padre Anderson também celebrou os resultados que a Universidade conquistou. Foram seis programas de pós-graduação com nota sete, 12 com nota seis, seis com nota cinco e sete com nota quatro, representando 56% dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação que tiveram conceitos elevados na CAPES.

Visão de futuro

Reitor Padre Anderson Pedroso, S.J., na Assembleia Geral. Foto: Kathleen Chelles

O Reitor Padre Anderson Pedroso, S.J. apresentou dois projetos que vão desenhar a identidade da PUC-Rio nos próximos anos. O primeiro deles é o Vale da Gávea, uma iniciativa que cria um corredor cultural que começa no Jardim Botânico e vai até a Rocinha. Segundo ele, é uma maneira de promover a cultura, um dos papéis da Universidade.

— Temos o projeto Vale da Gávea, que vai do Jardim Botânico até a Rocinha. É um lugar de tecnologia e de humanidade. Um espaço que a Universidade pode oferecer a todos os demais para que sejam promovidos e desenvolvidos, e, assim, a cultura seja estabelecida.

Outro projeto é o ‘Amazonizar’ e, antes de a proposta ser explanada, um vídeo produzido pelo canal Vatican Media foi exibido. O Reitor afirmou que é importante que a Universidade se atente à Amazônia, que está em grande parte no Brasil, uma vez que é um compromisso ecologicamente sustentável e culturalmente benéfico.

— A aldeia global foi perdendo sentido por conta de egoísmos, individualismos, tantos “ismos” e ideologias. Precisamos aprender de novo a conviver. A aldeia global precisa voltar à aldeia indígena. Um lugar onde as relações são mais puras, sem nenhum tipo de romantismo. Onde as relações podem nos ajudar a viver de novo melhor. À medida que nós nos “amazonizamos” nos preenchemos da cultura e dos valores da Amazônia, podemos contribuir de fato com o nosso país. É um caminho longo, mas é um passo que podemos dar. Este barco vai chegar até lá com o esforço de todos nós. 

O Reitor comentou que é preciso sustentabilidade financeira para manter estes projetos e, por isso, eles devem ser organizados como uma orquestra. Ele encerrou a Assembleia convidando todos a iniciar o caminho da sustentabilidade e da cultura, uma perspectiva que o Papa Francisco ensina. Por fim, Padre Anderson chamou a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, fundada pela Ação Social pela Música do Brasil (ASM do Brasil) para fazer uma apresentação.

OSJRJ se apresenta na Assembleia Geral. Foto: Kathleen Chelles

Assista a cerimônia completa no link: Assembleia Universitária 2022 - YouTube

Participaram desta cobertura os alunos: Carolina Smolentzov, Fernando Annunziata, Gabriel Meirelles, Giulia Matos, Henrique Silva, Luanna Lino, Luzi Alves, Rafael Serfaty e Sophia Marques. Supervisão: professora Adriana Ferreira.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento