Laboratório de fabricar esperança
22/12/2022 13:52
Henrique Barbi Silva

Projeto social capacitou 22 jovens de comunidades no curso técnico de Design das Mídias

Formandos e professores do curso de Design. Foto: JP Araújo

O Núcleo de Educação e Ação sobre o Menor (NEAM) organizou a cerimônia de formatura do Curso Design de Mídias Audiovisuais, no dia 7 de dezembro que, além dos formandos e professores, teve a presença de familiares dos jovens. O NEAM é responsável pela formação e inserção no universo acadêmico de meninos e meninas que desejam uma profissionalização.

Desde 2019, existe uma parceria com a empresa Naturgy, e a meta é formar 100 alunos. O Laboratório LINC Design, do Departamento de Artes & Design, e a Vice-Reitoria Comunitária também estão envolvidos no projeto. Na solenidade estavam o Vice-Reitor Geral, Padre André Luís Araújo, S.J., a fundadora e diretora do NEAM, Marina Moreira, a representante da Naturgy, Carolina Musa, a secretária da Vice-Reitoria Comunitária, Andrea Paiva, além do professor e Coordenador do núcleo, Davison Coutinho.

 

Responsável também pela condução da solenidade, ele informou que alguns alunos continuarão a estudar ou trabalhar na Universidade, ação como parte da estratégia de inclusão, algo que ele considera fundamental. Coutinho agradeceu aos departamentos que abriram as portas para a realização do projeto, cuja prioridade era atender os jovens da Rocinha e, caso todas as vagas não fossem preenchidas por moradores da localidade, outras comunidades carentes seriam contempladas.

professor e Coordenador do núcleo, Davison Coutinho. Foto: JP Araújo

 

Marina Moreira reiterou a importância de os alunos não desistirem dos sonhos e, observou, esforço e dedicação são palavras que definem os participantes do programa. Ela acredita que, ao explorar vocações, a busca pela mudança de realidade dos alunos é um caminho sem volta.

 

Padre André Luís destacou a presença de um projeto formador de cidadania e de país na PUC-Rio. Para o Vice-Reitor Geral, uma confluência de desejos e valores mais a perseverança fazem dos jovens os protagonistas da própria história. Ele ainda ressaltou a importância do suporte da Vice-Reitoria Comunitária e dos outros colaboradores para o sucesso do projeto.

 

- Já fui jovem aprendiz, sei o que é estar neste lugar. E digo para vocês que não desistir é o mais importante. Desejo que essa seja a primeira de muitas conquistas.

Legenda: Andrea Paiva, Carolina Musa, Padre André Luís de Araújo, Marina Moreira e Davison Coutinho. Foto: JP Araújo

 

O fornecimento de equipamentos e mão de obra para a realização do curso é realizado pela Naturgy. A parceria foi enaltecida tanto no discurso da diretora do NEAM quanto nas palavras do Vice-Reitor Geral. Representante da empresa, Carolina Musa destacou que o mercado necessita cada vez mais de profissionais qualificados e que a companhia, presente em mais de 20 países, almeja continuar a auxiliar nessa formação.

 

A Vice-Reitoria Comunitária esteve representada na figura de Andrea Paiva, que falou do papel formador e do caráter humano do NEAM, que ela considera acolhedor e único na comunidade PUC-Rio.

 

- O NEAM é um laboratório de fabricar esperança, um espaço de acolhimento e realização de sonhos. E isso se faz possível graças a um conjunto de forças que estão na Universidade, que é reconhecida por sua extensão, valorização da vida e dos desejos e das necessidades pessoais. Nossa maior riqueza é a força pela diversidade.

As sementes de esperança plantadas pelo núcleo já frutificam pela Universidade. Uma das alunas diplomadas na cerimônia, Letícia Azevedo, 18, teve a vida modificada por completo desde o momento da matrícula até os dias de hoje. Ao longo do curso, a moradora da Rocinha desenvolveu habilidades e viu que era possível entrar para a PUC-Rio. Ela prestou vestibular e será aluna do curso de Estudos de Mídia, do Departamento de Comunicação, no ano que vem.

- O curso literalmente mudou a minha vida. Quando apareceu essa oportunidade, eu tive a certeza de que seria perfeito, seria a minha cara. Depois que entrei, fiz amigos incríveis, descobri talentos, aperfeiçoei as paixões que já tinha, o que as tornaram muito mais fortes. Sem contar que conheci profissionais incríveis que me ajudaram e abriram portas, inclusive para a Universidade.

Formatura do NEAM ocorre no auditório do RDC. Foto: JP Araújo

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro