Tesouros do campus
24/03/2023 17:03
André Bocaiuva

Calouros são acolhidos com atividades de boas-vindas em diversos departamentos

Aluna pinta o muro da Praça do Mangue. Foto: Kathleen Chelles

Começar uma nova fase na vida nunca é uma tarefa fácil. Com o objetivo de ajudar na adaptação dos calouros, a PUC-Rio preparou encontros na primeira semana de aula para que eles pudessem conhecer melhor o campus e a Universidade. Alunos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Sociais (CCS), Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e Centro Técnico Científico (CTC) participaram de dinâmicas interdepartamentais ao longo de 6 a 10 de março.

Organizada pelo Departamento de Artes e Design, a pintura do muro da Praça do Mangue foi mediada por alunos e professores do curso. O espaço foi projetado por Luísa Albuquerque, recém-formada em Arquitetura pela PUC-Rio, e construído apenas com materiais orgânicos da Universidade. Segundo o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), professor Marcelo Motta, a história do lugar inspirou a nova decoração. Motta, que é docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, comentou que na área ficavam as lixeiras para depósito dos resíduos sólidos da PUC-Rio. Mas surgiu a ideia, no Departamento de Artes & Design, de levar o grafite para o local e transformá-lo em uma pequena praça, que resgata a história do lugar.

- Aqui era a foz do Rio Rainha e onde ele começava a se espraiar. Estamos resgatando as árvores do mangue, a presença dos ambientes que foram historicamente degradados com a ocupação do Rio de Janeiro. Decidimos fazer uma homenagem ao curso original do Rio Rainha, vamos escrever ‘O Rio Rainha já passou por aqui’. É importante dizer que a praça é toda feita com material da Universidade, nada foi comprado. São troncos de árvores já usados, e a terra preta do composto orgânico daqui. A ideia é que possamos reproduzir isso para o campus como um todo.

Praça do Mangue foi construída com materiais da Universidade. Foto: Kathleen Chelles

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca Central da PUC-Rio, guiados pela diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD), Ana Ribeiro. Eles visitaram os ambientes, as salas e também puderam conhecer a variedade de livros que compõem o acervo da DBD. Os calouros foram apresentados ao site, no qual uma das novidades é a possibilidade de acesso a jornais, sem o bloqueio de assinatura.

O Departamento de Comunicação preparou uma experiência de produção audiovisual. Os calouros foram divididos em dois grupos. Um deles se espalhou pelo campus da Universidade e gravou vídeos curtos sobre soluções e inspirações sustentáveis no local, monitorados pelo professor Rafael Rusak, enquanto o outro grupo se direcionou para o Laboratório de Rádio do departamento e gravou um podcast, em formato de mesa-redonda esportiva, auxiliado pelo professor Mauro Silveira. Para ele, uma atividade assim pode ser um excelente incentivo para os calouros de Comunicação.

— Esse encontro foi muito importante na medida que a gente abre o nosso departamento para os novos alunos. Eles descobrem um potencial de criação e de interação, não só com os professores, mas com outros colegas que atuam como estagiários nos laboratórios.

Alunos usaram o Laboratório de Rádio Manoel Wambier. Foto: Caio Matheus

Uma Feira de Oportunidades foi montada nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. Ao longo da semana, diversos grupos de extensão se apresentaram no encontro. Para o estudante João Felipe Siqueira, diretor de Competições da Liga do Mercado Financeiro da PUC-Rio, a feira foi uma excelente oportunidade para atrair novos alunos.

— Acho que vai ser fundamental para a Liga. A gente sempre tenta ter uma aproximação grande com os alunos que estão entrando, eu mesmo entrei como calouro. A gente sabe que grande parte dos talentos do pessoal que está interessado no Mercado Financeiro vem dos mais novos, por isso temos esse contato maior para apresentar nosso projeto.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho