A PUC-Rio recebeu, de 11 a 14 de julho, a principal conferência internacional de pesquisa para troca de conhecimento em Design de Serviços e Estudos de Inovação em Serviços. Foi a primeira vez que o encontro ocorreu em um país emergente e teve a participação de estudantes e palestrantes de todas as partes do mundo. A ServDes 2023 foi realizada no Edifício Engenheiro Paulo Cunha, onde fica o Departamento de Artes & Design (DAD), com a parceria da COPPE-UFRJ e Liverwork.
A ServDes começou em Oslo como um encontro anual entre os países nórdicos para discutir o tema de Design de Serviços e, com o tempo, se tornou bianual e se expandiu para outras regiões do planeta. Em 2021, ela foi sediada na Austrália e, em 2023, veio pela primeira vez para as Américas.
Nos dois dias, houve diversas palestras sobre o Design de Serviços, vertente que tem por objetivo a melhora dos serviços ofertados para a população, além da melhora da relação com os stakeholders, os consumidores. Uma das organizadoras, professora Manuela Quaresma comentou como a ação do design pode facilitar a troca entre quem oferece algum tipo de atividade ou trabalho e quem recebe.
— Para dar um exemplo, vamos falar sobre restaurantes, que é um serviço de alimentação. Nele, existem chefes, garçons, atendentes, clientes e outros serviços que vão se encontrar em uma determinada jornada. Nosso trabalho é entender e melhorar a relação entre o serviço do restaurante e do comensal, desde o momento em que ele chega para comer até a saída.
O fundador da Livework - a primeira consultoria de Design de Serviços do Brasil -, Luis Alt, contou como se interessou por esse assunto, criou a empresa e ainda assinalou a importância do Design de Serviços para a população brasileira. De acordo com Alt, a conferência pode ajudar para a aprimoramento dos serviços públicos e privados oferecidos para a população, pois ela reúne as principais referências deste ramo, que têm a força para levar o tema para grandes empresas e governos.
Um dos palestrantes, Ezio Manzini apontou a relevância da diversidade proporcionada pela conferência. Ele afirmou que é interessante escutar e aprender novas culturas e visões de mundo, que se complementam e chegam a um objetivo comum: a melhora no Design de Serviços.
Estudante da Universidade Politecnico di Milano, o chinês Jixiang Jiang comentou que aprendeu muito com as aulas e exposições e teve a oportunidade de apresentar um trabalho próprio. Ele ressaltou o valor da troca entre culturas, principalmente porque esteve pela primeira vez no Brasil, cuja cultura é diferente da Europa e Ásia.