Upgrade nos serviços
03/08/2023 16:04
André Bocaiuva

PUC-Rio foi sede para a principal conferência internacional de Design de Serviços

Manuela Quaresma,Luis Alt e Carla Cipolla ajudaram a trazer a ServDes 2023 para o Brasil. Foto: Caio Matheus

A PUC-Rio recebeu, de 11 a 14 de julho, a principal conferência internacional de pesquisa para troca de conhecimento em Design de Serviços e Estudos de Inovação em Serviços. Foi a primeira vez que o encontro ocorreu em um país emergente e teve a participação de estudantes e palestrantes de todas as partes do mundo. A ServDes 2023 foi realizada no Edifício Engenheiro Paulo Cunha, onde fica o Departamento de Artes & Design (DAD), com a parceria da COPPE-UFRJ e Liverwork.

A ServDes começou em Oslo como um  encontro anual entre os países nórdicos para discutir o tema de Design de Serviços e, com o tempo, se tornou bianual e se expandiu para outras regiões do planeta. Em 2021, ela foi sediada na Austrália e, em 2023, veio pela primeira vez para as Américas.

Nos dois dias, houve diversas palestras sobre o Design de Serviços, vertente que tem por objetivo a melhora dos serviços ofertados para a população, além da melhora da relação com os stakeholders, os consumidores. Uma das organizadoras, professora Manuela Quaresma comentou como a ação do design pode facilitar a troca entre quem oferece algum tipo de atividade ou trabalho e quem recebe.

— Para dar um exemplo, vamos falar sobre restaurantes, que é um serviço de alimentação. Nele, existem chefes, garçons, atendentes, clientes e outros serviços que vão se encontrar em uma determinada jornada. Nosso trabalho é entender e melhorar a relação entre o serviço do restaurante e do comensal, desde o momento em que ele chega para comer até a saída.

Professora Manuela Quaresma comentou sobre a importância do Design de Serviços. Foto: Caio Matheus

O fundador da Livework - a primeira consultoria de Design de Serviços do Brasil -, Luis Alt, contou como se interessou por esse assunto, criou a empresa e ainda assinalou a importância do Design de Serviços para a população brasileira. De acordo com Alt, a conferência pode ajudar para a aprimoramento dos serviços públicos e privados oferecidos para a população, pois ela reúne as principais referências deste ramo, que têm a força para levar o tema para grandes empresas e governos.

Um dos palestrantes, Ezio Manzini apontou a relevância da diversidade proporcionada pela conferência. Ele afirmou que é interessante escutar e aprender novas culturas e visões de mundo, que se complementam e chegam a um objetivo comum: a melhora no Design de Serviços.

Estudante da Universidade Politecnico di Milano, o chinês Jixiang Jiang comentou que aprendeu muito com as aulas e exposições e teve a oportunidade de apresentar um trabalho próprio. Ele ressaltou o valor da troca entre culturas, principalmente porque esteve pela primeira vez no Brasil, cuja cultura é diferente da Europa e Ásia.

Jiang apresentou um trabalho na conferência. Foto: Caio Matheus

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Uma Igreja mais inclusiva, diversa e responsável
IX Simpósio de Teologia apresentou reflexões sobre a sinodalidade e a catequese