A moda no universo da internet
12/09/2023 14:32
Julia Amodo e Letcia Guimares

Malu Borges e Caroline Mauro apontam caminhos profissionais no Entrando no Jogo

Malu Borges em mesa-redonda sobre construo de marca pessoal. Foto: Caio Matheus

Construir uma marca pessoal no tarefa para qualquer um. A influencer Malu Borges assume esse risco diariamente ao apostar em looks ousados no TikTok, no quadro popularmente conhecido como “Arrume-se Comigo”. Com mais de 4 milhes de seguidores nesta rede social, ela conhecida por usar itens controversos: balaclava, sapatos com salto de sabo e bolsas de toalha. No primeiro dia da srie de palestras organizadas pela Empresa Jnior PUC-Rio, a TikToker mostrou como pensar a moda como profisso e empreendimento, e no apenas como hobby.

Malu contou a trajetria pessoal, desde a faculdade de nutrio – curso que iniciou, mas no concluiu –, at quando se enxergou como uma marca. Segundo ela, o olhar de fora fundamental para a construo de uma ponte com marcas parceiras e para a identificao com o pblico, que, atualmente, preza por contedo em que pode confiar.

— Observamos esse movimento na sociedade, a separao em comunidades menores, mas que tem segurana um no outro. Preciso que meu pblico acredite em mim, necessrio criar esse vnculo. natural, de verdade, a conexo genuna. Essa credibilidade faz com que a minha marca, o meu nome, se consolide, j que o meu selo de confiana.

Relacionamento com o pblico

Co-fundadora da Makai Bikini em palestra sobre construo de marca. Foto: Caio Matheus

No segundo dia do Entrando no Jogo, 31 de agosto, a empreendedora e co-fundadora da Makai Bikini, Caroline Mauro, tambm abordou a importncia do nicho para as marcas. Na palestra intitulada “Como transformamos nosso hobby em carreira”, ela afirmou que ter um pblico-alvo bem delimitado auxilia a criao de uma relao mais estreita com os clientes.

— Quanto mais voc sabe sobre determinado assunto, mais autoridade ganha em cima desse segmento e, por isso, se torna a opo mais relevante para uma dor especfica. No dizendo “no” que voc no vai fazer sua marca crescer. Quando voc nega outras pessoas, diz “sim” para as suas pessoas.

As duas palestrantes comentaram sobre a construo das marcas e consolidao do pblico. Malu mencionou a liberdade criativa e a conexo com os seguidores, que vo alm do contedo fashion. Os admiradores acompanham no apenas a marca, mas tambm o estilo de vida, o que torna tudo mais orgnico. J Caroline ressaltou a relevncia de uma mudana de perspectiva: inicialmente, a Makai surgiu como uma soluo para um problema enfrentado por ela – a falta de biqunis que a agradasse –, mas agora tudo pensado para as consumidoras. De acordo com a empresria, indispensvel um olhar atento s necessidades das “babes”, nome dado s clientes da marca.

A presena das empreendedoras abriu espao no Entrando no Jogo para debater os caminhos profissionais na moda e na internet. Ao dividir as trajetrias, elas apontaram direes possveis para o pblico presente que busca se inserir neste mercado de trabalho.

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