Desenvolvimento sustentável
02/05/2012 14:00
Francisco Ivern, S.J.

Coluna da Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA-PUC-Rio)

De 20 a 22 de junho celebrar-se-á no Rio a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, chamada de Rio+20 porque acontece vinte anos depois da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Eco 92, que teve lugar no Rio, em junho de 1992. Antes da Rio+20, de 3 a 5 de junho, a PUC organizará a sua tradicional Semana do Meio Ambiente. Poucos dias depois, de 11 a 15 de junho, a nossa Universidade foi escolhida pela ONU para sediar o importante Fórum de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável que reunirá centenas de cientistas.

Os problemas relacionados com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável não interessam apenas aos governos e aos cientistas. Nem são só eles que têm que solucioná-los! Nós também podemos e devemos contribuir com pequenos gestos, como, por exemplo, usando artigos reciclados ou esforçando-nos para usar com moderação recursos escassos e não renováveis. As empresas também terão que rever seus processos produtivos, levando em conta os critérios da sustentabilidade. Além do respeito pela natureza e o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável tem também uma dimensão social. O mundo tampouco será sustentável se persistirem as vastas e profundas desigualdades econômicas e sociais que ainda afligem muitos países, incluindo o Brasil.

A Rio+20 e os outros eventos que ocorrerão na PUC nessa ocasião são um convite para que todos nós, na medida das nossas possibilidades, contribuamos para que a natureza e o meio ambiente sejam mais respeitados e, ao mesmo tempo, para que a sociedade em que vivemos seja cada vez mais justa, fraterna e solidária. Não apenas os governos e os cientistas, mas todos nós podemos contribuir com o nosso grão de areia, por pequeno que seja, para que o desenvolvimento da nossa sociedade seja cada vez mais sustentável.

Francisco Ivern, S.J.
Vice-Reitor da PUC-Rio

 

Edição 254

 

 

Mais Recentes
Tecnologia “versus” experiência
O Diretor da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Heitor Barreto Correa, aborda sobre pessoas envolvidas com recursos de tecnologia digital
Gávea Operária
Trabalhadores da Fábrica de Tecidos Carioca em frente à Vila Sauer. Revista da Semana, 4 de março de 1901