A História é mestra da vida
17/11/2017 14:41
Paulo Eugênio de Niemeyer, Conselheiro da AaA-PUC-Rio

O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais

A sociedade humana espelha, em cada época, costumes de vida derivados de hábitos e princípios cultivados no passado por seus membros.

A história é mestra da vida. A análise do passado muito contribuirá para ajudar na seleção dos comportamentos que poderão ser adotados no presente. Perseverar no erro será insensatez, se não houver um bom conselheiro em si mesmo.

A vida humana corresponde a um processo no qual se fazem presentes os efeitos de oportunas e diferentes causas. O que não se aprende na juventude não se aproveita na maturidade, caso optemos em adotar decisões fáceis e agradáveis. 

A boa educação deve ter em vista tanto o vigor intelectual quanto o físico, pois a vida não é somente usufruir, mas estar bem, e sobretudo buscar a felicidade fruto do cultivo da sabedoria.

A interpretação da qualidade da existência, atualmente, apoia-se explicitamente na tradição da fé católica, que sintoniza o bom senso do povo com a sabedoria.

O uso frequente do celular, computador, televisão, etc. pelas novas gerações esta modelando todos os ambientes sociais, especialmente os campus universitários.

Assim como ocorre com a manifestação do saber de um arquiteto na qualidade de sua obra, a gratidão se manifesta no reconhecimento do benefício usufruído e no desejo se retribuir. Daí, Aristóteles e Platão afirmarem que a admiração é o princípio da filosofia.  Se, se empenhassem mais em estudar para saber, adquirindo novos hábitos e costumes, estariam colhendo frutos benéficos com as virtudes implantadas, evitando manifestação de tantos males e escândalos.

Universitas, agremiação de professores e alunos, acumula semanticamente, desde o começo de sua instituição, “universalidade do conhecimento” , onde cultiva-se o estudo não só das ciências da época, mas seu conteúdo filosófico, tendo em vista o “todo das coisas divinas e humanas” segundo o ideal de Platão.


Paulo Eugênio de Niemeyer - Conselheiro da AaA-PUC-Rio

 

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio