Direção com o toque de um programador
19/12/2013 10:17
Arthur Macedo/Foto: Flavia Espíndola

Professor Hugo Fuks é também pesquisador do CNPq

Hugo Fuks discursa em cerimônia de posse na direção do Departamento

O Departamento de Informática da Universidade tem um novo diretor, o pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professor associado Hugo Fuks. A posse ocorreu no dia 6 de dezembro, na sala do Conselho Universitário.

O professor, que iniciou a carreira acadêmica em 1976, quando começou a cursar Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), disse que é uma grande honra comandar o departamento.

– Fiquei muito feliz de ter a oportunidade de assumir esse departamento. Pisei aqui, pela primeira vez, em 1979, para começar a fazer um curso de Análise de Sistemas e me encantei pela computação.

O interesse pela área de informática surgiu quando, em 1976, Fuks também passou a frequentar um curso noturno de Análise de Sistemas, na PUC.

– Nesses anos, a informática começou a aparecer com bastante força por aqui. O curso de Análise de Sistemas ajudou a impulsionar e clarificar o meu gosto pela área. Eu me encantei pela programação – contou.

A partir desse curso, Fuks teve a oportunidade de começar o mestrado em Informática, em 1982, na própria Universidade. Na tese, abordou o tema de sistemas de gerência da interface dos usuários. No ano seguinte, começou a atuar na PUC, na área de ensino, ao ministrar a disciplina Introdução à Ciência da Computação.

– Sempre quis trabalhar aqui, sempre achei um privilégio estar junto de pessoas tão competentes e inovadoras em um clima de harmonia, como no Departamento de Informática. É impressionante, pois todos se relacionam bem. Sou uma pessoa apaixonada pelo trabalho – disse.

O doutorado, segundo o novo diretor do Departamento de Informática, sempre foi uma grande vontade. Fuks pôde iniciá-lo em 1986, no Imperial College London (ICL), na Inglaterra.

– Eu queria fazer o doutorado em inglês. Minha vontade era de pesquisar. Lá, fui deixado para tocar o curso à minha maneira. Esse tipo de abordagem me atraiu muito. Nos Estados Unidos, por exemplo, eu não teria essa chance. Somado a isso, há a minha enorme paixão por Londres – explicou.

Ainda sobre a passagem pelo ICL, o professor explicou outras diferenças que foram importantes para o desenvolvimento profissional.

– Eles tinham a mentalidade de que o importante era o conhecimento. A liberdade para aprender eu trouxe de lá – lembrou.

Em 1991, Fuks retornou à PUC para atuar como professor assistente e, em 2002, se tornou associado. Desenvolveu projetos de pesquisa, teve diversos artigos publicados em periódicos e livros, como a obra Sistemas Colaborativos, feita em parceria com o professor Mariano Pimentel.

Uma das ideias do novo diretor é promover maior integração entre a informática e os demais cursos da Universidade, algo que ele considera um grande desafio.

– A ideia é reformular as cadeiras de programação para que possam servir ao campus todo – revelou.

Edição 277
Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Impressão 3D cria adaptador de água potável para RS
Cada dispositivo pode atender até 30 pessoas por dia em áreas afetadas