Desigualdade do Rio revelada em mapas
26/08/2014 17:02
Arthur Macedo e Michele Freitas / Foto: Gabriela Doria

Trabalho de Cesar Romero resulta em 112 documentos

O Diretor do Departamento de Comunicação social no lançamento
Mais do que um catálogo de mapas, o livro Atlas das condições de vida na Região Metropolitana do Rio de Janeiro é uma proposta de refl exão sobre os municípios que compõem a região. A obra do diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC, professor Cesar Romero Jacob, em parceria com Dora Rodrigues Hees, também da PUC, e Philippe Waniez, da Universidade de Bordeaux, foi lançada no dia 20 de agosto.

O trabalho utilizou quatro fontes: do Censo Demográfi - co de 2010 do IBGE, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, foram produzidos 112 mapas que ilustram as mais distintas condições socioeconômicas da Região Metropolitana do Rio.

Durante o lançamento, Cesar Romero pontuou algumas características do Atlas e selecionou, para exibição, cerca de 50 mapas, considerados por ele alguns dos mais relevantes. A foto escolhida para a capa, segundo o autor, está dentro da ideia de cartão-postal.

– É uma foto do Rio de Janeiro feita a partir de Niterói. Traz a ideia de mostrar o sítio onde a cidade está localizada; de mostrar que o sítio é maravilhoso, mas a cidade nem tanto. A ideia não é ser um trabalho de denúncia, mas provocar uma refl exão – explicou.

O primeiro mapa exposto foi o da densidade populacional. Tema que, segundo ele, “necessita de mais cuidados”.

– Só na cidade do Rio, em 40 anos, a população cresceu, em média, em 50 mil pessoas por ano. Podemos dizer que a população dobrou e os problemas também. Precisamos nos encontrar enquanto cidade – disse.

Outros mapas exibidos foram o de valor do rendimento mensal e do bolsa família, que é uma espécie de negativo do primeiro: onde a renda é alta, o bolsa-família é escasso e vice- versa. O mapa de domicílios, também mostrado, revelou que a Região Metropolitana é majoritariamente horizontal, isto é, com maioria de casas. No espaço urbano, a vertical, predominância de prédios, é minoritária.

Uma das principais características do livro é o alto grau de detalhamento. É possível dar zooms nos mapas e, assim, perceber diferenças existentes dentro dos próprios bairros.

Foram também apresentados alguns mapas de religião e de eleições. Cesar Romero terminou a apresentação com um mapa que sintetizava as eleições de 2002, 2006 e 2010 na Região Metropolitana do Rio.

– A orla, em eleições para presidente, é tucana. A periferia vota no PT e em Sérgio Cabral, depois de ter sido reduto de Garotinho. O que pode mudar esse cenário são as redes sociais. Quem é de classe média, teve primeiro um desktop, depois laptop, depois smartphone e tablet. A periferia queimou etapas. Não teve desktop e laptop, mas tem, através do sistema 3G, a possibilidade de estar antenada – expôs.

O livro foi lançado no formato e-book e está disponível para download gratuito no site da Editora PUC-Rio.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação