Troca de livros, ação solidária
09/10/2014 17:18
Por: Michele Freitas / Foto: Bruna Duque Estrada

Reutilização de publicações colabora para agenda ecológica

O novo espaço do Sebo da Troca começou a funcionar neste semestre
A Pastoral Universitária Anchieta começou o semestre com um novo espaço dedicado ao Sebo da Troca de Livros. O serviço era feito periodicamente nos pilotis desde 2008, inspirado na Bienal do Livro. Mas, para suprir a demanda dos alunos por atendimento constante, agora os títulos ficam dispostos em prateleiras e baús de acordo com o gênero e a área de conhecimento. O acervo pode ser consultado no site da Pastoral.

Estudante do 9º período de Engenharia Mecânica, Annaïs Woisky Falcão aprovou a iniciativa e já trocou dois livros.

– Eu frequentava a Pastoral e vi o sebo ser montado em um espaço que antes era usado para passar o tempo. Eu tinha uns livros e em casa e vi que havia alguns que eu queria. Juntei o útil ao agradável.

Além de estimular a leitura, o objetivo do trabalho é incentivar a solidariedade. Segundo a secretária da Pastoral Universitária Maria Belém, a questão ecológica, que está presente na marca do projeto, também foi levada em consideração.

– Quanto mais livros forem trocados menos livros serão impressos e mais recursos como matéria prima e energia serão poupados. Dessa forma, a Pastoral contribui para a agenda ecológica da Universidade na reutilização desses livros.

O serviço conta atualmente com cerca de 15 voluntários, que são responsáveis por registrar os livros, organizar as prateleiras e orientar os usuários. Eles se revezam de acordo com a disponibilidade de cada um e a quantidade de horas é livre. No final do semestre, as horas são computadas e os alunos recebem um certificado para comprovar a atividade complementar. Um deles é Guilherme Sutter, estudante do primeiro período de Ciências Sociais. Ele já tinha trocado alguns livros e depois de ver um cartaz que pedia por voluntários decidiu colaborar.

– Resolvi me inscrever porque eu acho a oportunidade de trocar livros e conhecimento muito interessante.

Para manter o acervo atualizado, só são aceitos livros editados a partir de 1995 e em perfeito estado de conservação. Não são aceitas cópias de livros, periódicos e relatórios. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 8h às 17h30.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro