Um presente para o Rio
21/05/2015 18:39
Ana Costa e Rayanderson Guerra / Fotos: Pedro Myguel

PUC-Rio será parceira do novo Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine Odeon. Além da exibição de filmes, o espaço vai receber sessões de ópera, balé, festivais, seminários e outras atividades culturais e acadêmicas.


A pré-estreia do filme O vendedor de Passados na noite de quarta-feira, 20 de maio, marcou a reabertura do Cine Odeon, agora com o nome de Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A transformação do último templo cinematográfico da Praça Floriano Peixoto, região conhecida como Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, consolida a parceria entre o Grupo Luiz Severiano Ribeiro e a PUC-Rio. Nesta nova fase, além da exibição de filmes, o espaço vai receber sessões de ópera, balé, festivais, seminários e outras atividades culturais e acadêmicas.

Para Luiz Severiano Ribeiro Neto, presidente da rede Kinoplex, do Grupo Severiano Ribeiro, recuperar um local histórico, como o Odeon, é um presente pelos 450 anos da cidade carioca. De acordo com ele, a internet não é uma concorrente do cinema de rua porque as pessoas têm a necessidade de sair de casa.

– Não queremos blockbuster aqui. Não quero passar Os Vingadores, não quero passar Homem de ferro. A ideia do Sergio Sá Leitão (diretor de programação do Centro Cultural) é poder passar filmes como Star Wars, mas não o novo e sim o lançado há 20 anos. Manter um cinema de rua é um desafio, mas gostamos de desafios e acreditamos no que estamos fazendo.

Durante a cerimônia de reabertura, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., após discursar, aspergiu água benta na sala de cinema, abençoou o local, e fez prece para que nunca feche o Cine Odeon. Ele também ressaltou a importância de preservar a tradição cinematográfica e estimular a reflexão acadêmica.

– A parceria entre o Grupo Severiano Ribeiro e a PUC-Rio permitirá manter esse espaço tão valioso da antiga Cinelândia. O que possibilita uma programação cultural que valoriza a riqueza e o potencial do cinema brasileiro. Abre espaço para uma reflexão mais profunda sobre a importância do cinema na transmissão de valores que fazem parte da nossa brasilidade.

A programação do novo centro cultural já tem confirmados, para este ano, o Festival do Rio, o Festival Varilux de Cinema Francês e o festival de filmes de animação Anima Mundi.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro