O desejo e a transgressão em Almodóvar
26/05/2015 10:39
Arthur Macedo / Foto: Pedro Myguel

A psicanalista Lucia Arruda abordou os estudos sobre a obra do cineasta Pedro Almodóvar


O desejo e a transgressão no cinema de Pedro Almodóvar foi tema de palestra ministrada pela psicanalista Lucia Arruda, organizada e mediada pelo professor do Departamento de Comunicação Social Gustavo Chataignier, na sala 102-K, no dia 25 de maio. O encontro teve o objetivo de expor os estudos sobre a obra de Almodóvar e as diferentes expressões que ela ganhou ao longo do tempo. Almodóvar tem uma temática constante, o trabalho com o desejo.

Segundo Lucia, o desejo passa sempre pelo outro e só é plenamente satisfeito, na visão da psicanálise, quando se é bebê. Por isso, todas as outras sensações tentam suprir essa falta. Para ela, a obra de arte, de alguma forma, é uma sublimação dessa impossível realização completa.

Chataignier relata que o cinema estabelece uma distância para mostrar que a criação e o desejo estão presentes em todas as coisas que o ser humano faz, até mesmo as mais absurdas e desconhecidas são manifestações do desejo. Para ele, não é só a psicanálise que permite conhecer esses desejos.

– A obra de arte mostra os nossos desejos que, muitas vezes, na nossa vida cotidiana, a gente não tem acesso. Mas vendo um filme como Almodóvar, entendemos que estamos sempre desejando – explica.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho