Doação de Sangue na PUC
24/06/2015 12:56
Eduardo Manhães/ Foto: Matheus Salgado

Universidade e Hemorio promovem campanha para doação de sangue. Meta é obter 130 doadores


A campanha de doação de sangue já faz parte da programação oficial da PUC-Rio. Com o tema Tudo O Que Se Compartilha, Se Multiplica, a expectativa é alcançar a médias das edições anteriores, cerca de 130 doadores. A campanha é resultado da parceria da Coordenação de Atividades Comunitárias e Culturais (CACC) com o Hemorio e ocorrerá ao longo desta quarta-feira, 24 de junho, das 9h30 às 16h, no Salão da Pastoral, subsolo da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Médico do Hemorio e responsável pelas doações na Universidade, Vicente Jannuzzi alerta sobre o jejum antes da coleta de sangue. Ao contrário do que muitos acreditam, não é necessário estar um longo tempo sem se alimentar.

- A pessoa não deve estar de jejum. Sobre a alimentação prévia, é recomendado que se evite alimentos gordurosos demais, devido à interferência significativa nos resultados dos exames feitos futuramente. Em geral, o café da manhã e o almoço mais comuns no nosso dia a dia são aceitos.

A aluna do curso de Comunicação Social Badra El Cheikh, de 19 anos, diz que doa sangue sempre que pode. Segundo ela, a iniciativa surgiu por influência da mãe, que também é doadora. A estudante ressalta a importância em participar da campanha.

- Minha maior motivação para doar é porque sou doadora universal (sangue tipo O negativo), assim acredito poder ajudar muitas pessoas. Já sou doadora desde os 18 anos. Minha mãe foi a maior influenciadora, ela trabalha na área médica e isso ajudou na minha conscientização. Percebo que a PUC consegue envolver um grande número de pessoas, mas a realidade dos postos é diferente, não vejo a procura necessária.

Vicente Jannuzzi explica como se dá o processo para coleta de sangue e ressalta os pré-requisitos para quem se interessar em participar da campanha. Segundo o médico, a parceria com a PUC tem obtido êxito nos últimos anos, e a Universidade é um dos locais de coleta externa de maior produção.

- Há alguns pré-requisitos, como ser maior de 18 anos, ter mais de 50 kg, estar saudável. Em seguida, é feita uma triagem, para avaliar alguns critérios que possam impedir a doação. Em seguida, há a coleta do sangue e, por fim, é dado um lanche. Em média, o processo leva de 30 a 40 minutos, quando não há filas.

Para doar sangue, é necessário comparecer ao local de coleta com algum documento de identidade original com foto e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo disque-sangue: 0800 282 0708.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro