Carimbar histórias
15/07/2015 15:59
Prof. Diogo Maduell

Workshop artístico guia o terceiro dia do Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar Design e Educação com professores da região de São Tomé e Príncipe

 

Um workshop artístico movimentou o terceiro dia do Seminário Internacional do Laboratório Interdisciplinar Design e Educação (LIDE), que ensina novas técnicas para professores da cidade de São Tomé e Príncipe, na África, no dia 15 de julho. Com materiais como tinta, giz, e lápis de cor, os educadores passaram por diversas atividades de arte que podem ser utilizadas dentro da sala de aula.

De acordo com o professor de Design André Beltrão, responsável pelo curso da manhã, falta incentivo a arte tanto no Brasil quanto em outros países. Com esse workshop, o professor tinha como objetivo criar exercícios artísticos praticados sempre de forma coletiva e que reforcem a importância do trabalho em grupo entre os alunos.

- Fizemos várias atividades preocupadas com o coletivo, por exemplo, uma delas fazia com que cada integrante tivesse que desenhar em só uma parte do papel, e o próximo tinha que continuar o desenho sem saber o que havia sido feito antes. No final seria criado um desenho composto por várias pessoas. Sempre tem um pouco do trabalho individual, mas o objetivo é trabalhar o conjunto todo – explicou o professor.

Uma das organizadoras do seminário, Flavia Nizia ressaltou o objetivo de passar aos participantes africanos as técnicas de ensino que possam ser replicadas em São Tomé e Príncipe.

- Eles vêm de uma região com muito pouco dinheiro e recursos. Aqui a gente tenta mostrar opções de atividades que possam replicar com o que eles têm para usar lá. São técnicas básicas, com o objetivo de exercitar o traço e a criatividade das crianças.

As atividades praticadas no workshop incluíam desenho coletivo, concepção de cartazes com uma técnica de impressão fácil e prática, sem necessidade de uma impressora ou nenhuma tecnologia, e a criação de carimbos personalizados. De acordo com Flavia, o mais importante para esses professores é que eles aprendam novas técnicas que sejam fáceis para colocar em prática na sala de aula.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Gregório Duvivier celebra literatura em Aula Magna
Escritor acredita que o bom humor é o segredo para lidar com o mercado
Diretor do Laboratório de Los Alamos visita a PUC-Rio
O professor Joseph F. Pilat participou da palestra “Um mundo sem o TNP revistado”