Novo livro de Sergio Bruni traz trama de cordel
25/08/2015 15:43
Luiz Felipe Marinho / Foto: Matheus Salgado

Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC-Rio lança 20º livro, que apresenta temática regionalista e se passa no sertão da Bahia

Sergio Bruni autografa novo livro em encontro na Varanda do Decanato do CTC da PUC-Rio

Rascunho Prematuro de um Pesadelo Ressuscitado é o nome do novo livro do Vice-Reitor de Desenvolvimento Sergio Bruni, lançado na noite do dia 20 de agosto, na Varanda do Decanato do CTC da PUC-Rio. A abertura do encontro contou com a apresentação do artista Edmilson Santini, que recitou partes do livro em formato de Cordel. Santini vestia roupas estampadas com ilustrações cordelistas, que dialogavam com a arte do livro, ilustrado por Isadora Marzoni. A performance foi uma surpresa preparada para que Bruni se sentisse em casa.

Entre comidas típicas nordestinas em formato pocket, como tapioca e escondidinho de carne-seca, e o vento forte e gelado que batia no 12º andar do Edifício Cardeal Leme, o autor seguiu a noite de autógrafos. Ele escreveu dedicatórias para cada um dos presentes. O autor foi prestigiado pelo Reitor da PUC, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., um dos homenageados no livro.

 - Nesse livro, o Sergio homenageou três amigos e um deles sou eu. Quero agradecer muito pela consideração e desejar sucesso. Que ele continue se inspirando e explorando essa racionalidade que precisamos no final de um dia de trabalho e sempre nos ajuda a espiritualizar e a humanizar um pouco mais o nosso interior.

Edmilson Santini recita trechos do livro no inicio do encontro

 Bruni disse estar feliz em receber tantas homenagens. O professor destacou o fato de ter um cordelista, alguém do Nordeste, que traduziu um pouco do que ele escreveu.

 - A linguagem de Cordel é, realmente, a linguagem mais nobre para alguém que é do Nordeste. Dos 20 livros que publiquei, 18 são sobre o Nordeste, é um grande número. É um pouco uma tentativa de transmitir a experiência de vida que eu tive: vivi muitos anos no Nordeste, então nada mais normal do que, realmente, poder fazer essa transmissão.

 Rascunho Prematuro de um Pesadelo Ressuscitado é um conto que tem piadas com elementos surrealistas, protagonizado pelo divertido Doutor Fabiano Maia de Lucena Rabelo. Lucena Rabelo apresenta a figura travessa de Zé Boné, o típico anti-herói do sertão, e suas desventuras na cidade baiana de Comarca do Bom Desterro. Autor de livros como Rumãozinho e Poeira encapetando Ouriçangas, Delirius phrasicus e Anotações com migalhas de velocípede, Bruni agora traz situações e personagens em uma narrativa de estética regional nordestina, no estilo cordelista.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro