Fernando Rizzo é o novo diretor do INT
03/09/2015 15:57
Bárbara Baião / Fotos: Matheus Salgado

A cerimônia foi presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Gestão, Aldo Rebelo

Motivado pelo desafio de prestar serviço diferenciado para a população, o professor Fernando Rizzo, titular do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, do Centro Técnico Científico (CTC), tomou posse, na quarta-feira, 2 de setembro, como diretor do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Na cerimônia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressaltaram a trajetória acadêmica do pesquisador.

Durante o discurso de posse, Rizzo observou que, embora a interação com universidades brasileiras seja fundamental para que o Instituto ocupe uma posição de destaque, um dos focos da gestão será a internacionalização. O objetivo é alcançar, até 2021, excelência no âmbito mundial. O novo diretor do INT tem pela frente a tarefa de reunir um grupo de trabalho em que a experiência se misture com a disposição dos mais jovens.

– Há muitos desafios pela frente. Temos aqui um quadro de pessoas experientes, mas já próximas da idade da aposentadoria. Ao mesmo tempo, temos restrições orçamentárias para contratar pessoas novas. É fundamental ter um corpo que tenha acesso às novas tecnologias e a visão que os mais experientes têm. Essa é uma equação difícil, principalmente diante do quadro conjuntural pelo qual o país atravessa.

A situação instável na economia do país também esteve presente na fala do ministro Aldo Rebelo, que afirmou não haver possibilidade de retomar o ciclo de crescimento sem o apoio à pesquisa e à ciência. Dentro dessa perspectiva, o ministro ressaltou a confiança na competência de Rizzo para os quatro anos de gestão.

- Rizzo tem uma trajetória conhecida como gestor, dirigente e com um currículo de pesquisa presente nos circuitos mais importantes da área. Essa capacidade oferece ao INT qualificação, e a convicção de que esta instituição estará com um diretor à altura da sua história.

Em discurso, o padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressaltou a importância de a Universidade contar com professores de alta qualificação como Rizzo, que é formado Rizzo em Engenharia Metalúrgica pela PUC e professor titular da instituição.

– É uma honra para a PUC saber que temos professores competentes reconhecidos nacional e internacionalmente. Eu acho que isso mostra que essa preocupação da Universidade em investir na qualidade de seus quadros docentes é extremamente importante. O exemplo do Rizzo é um deles, que sempre vestiu a camisa da PUC e agora foi chamado para prestar um serviço mais desafiador.

O novo diretor do INT possui mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (1973) e doutorado em Ciência dos Materiais pela University of Florida (1978). Ele também recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico (2002), Fellow da ASM International (2003), e é membro Titular das Academias Brasileira de Ciências (2003), Pan Americana de Engenharia (2008) e da Nacional de Engenharia (2011).

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro