Começa XX edição da FEVUC
06/10/2015 16:15
Rayanderson Guerra / Fotos: Weiller Filho

Cerimônia de abertura foi marcada pelo lançamento do livro Os Jesuítas e o Rio de Janeiro, do professor do Colégio Santo Inácio e da PUC-Rio César Augusto Tovar Silva

Neste ano de 2015, a Feira de Valores da Universidade Católica (FEVUC) completa 20 anos. Para iniciar as celebrações das duas décadas do projeto, foi organizado o lançamento do livro Os Jesuítas e o Rio de Janeiro, do professor do Colégio Santo Inácio e da PUC-Rio César Augusto Tovar Silva, no Salão da Pastoral, na noite de 5 de outubro. Entre os convidados, estava o Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, padre João Renato Edit, e o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., que ressaltou a importância dos projetos sociais que serão expostos este ano. O lançamento marcou a abertura oficial da Fevuc deste ano, que prossegue até o dia 8 de outubro, em diversos pontos da Universidade.

A cerimônia contou com a apresentação do Coletivo Piano Universitário, grupo formado por alunos da Universidade. Segundo o professor César Augusto, a composição aborda a participação dos jesuítas na fundação da cidade do Rio de Janeiro e na expansão da Companhia de Jesus pelas capitanias, que hoje formam o estado fluminense.

– Comecei a estudar sobre os jesuítas em 2012, por convite deles, para escrever a história do centenário da Igreja de Santo Inácio, na rua São Clemente. A partir desse estudo, veio a proposta dos jesuítas para escrever um roteiro, destinado aos alunos dos colégios jesuítas. A proposta da pesquisa e elaboração do roteiro didático para alunos tomou uma outra proporção, que acabou se tornando essa publicação, dedicada não só aos alunos, mas ao Rio de Janeiro.

O dinheiro arrecado com a venda dos livros durante a cerimônia será revertido para o Pré-Vestibular Comunitário Padre Anchieta, voltado para funcionários da PUC-Rio, funcionários terceirizados e moradores de comunidades próximas à Universidade.

Padre Renato (esq), padre Josafá (centro) e o Vice-Reitor da PUC, padre Francisco Ivern Simó S.J.

Na primeira visita à Universidade, padre João Renato Edit destacou o clima de familiaridade, que faz com que alunos e professores se sintam parte da Instituição.

– A minha impressão sobre a PUC-Rio foi muito positiva, no que toca a influência que a Universidade, não só na cidade, mas a nível de conhecimento universitário, de reconhecimento no Brasil e fora. As áreas desenvolvidas aqui não só ajudam o mundo acadêmico, mas têm uma incidência social e educacional muito significativas, tanto para o Rio de Janeiro quanto para outros estados e para os estudantes estrangeiros. A PUC-Rio, por ser de origem jesuíta, tem um sentido de comunidade, de valores, da dignidade de vida, da inclusão social. Saio feliz e orgulhoso.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Empresa Júnior: ‘Descobrindo o Mercado’
Em rodas de conversa, estudantes aprendem os múltiplos olhares do mercado de trabalho
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior