Uma cinquentenária com muitos segredos
30/10/2015 15:13
Eduardo Manhães / Foto: Weiler Filho

Com conteúdo híbrido, de acervo em formato impresso e digital, Biblioteca Central celebra 50 anos

Ambiente da Biblioteca Central disputado por alunos até de outras instituições

Ela pertence ao passado, ao presente e ao futuro. Entende muito de tudo. Misteriosa, só é desvendada com o domínio de códigos. Preocupa-se com a narrativa, o público e a informação. Sempre crescente, tem mais de 174 mil títulos de livros no acervo. Assim foram traçados os 50 anos da Biblioteca Central da PUC-Rio, que em 2015 completa meio século de história.

Sem “era uma vez”, a história da Biblioteca nasceu quase ao mesmo tempo que a da Universidade, na década de 1940, na Rua São Clemente, em Botafogo, com o embrião do que ela é hoje. Em 1955, o campus da Gávea se tornou a sede permanente da Universidade, inaugurado com o Edifício Cardeal Leme. No Edifício da Amizade, em 1965, foi construída a Ala Frings, em homenagem ao povo alemão pela ajuda financeira para a obra. Ano em que a Biblioteca Central passou a ocupar o 3º andar da Ala Frings, onde funciona até hoje.

Como um baú de tesouros, a Biblioteca Central guarda cerca de 5 mil obras raras. O título mais antigo do patrimônio é de Francis Bacon, filósofo e ensaísta britânico, com Pensees Philosophiques et Morales (Pensamentos Políticos e Morais), elaborado entre os anos 1500. A icônica obra, El Ingenioso Hidalgo Don Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, é parte do acervo e de acordo com a supervisora da seção de processamento técnico, Patrícia Lima, trata-se da primeira impressão.

O processo de informatização da Biblioteca Central começou no fim da década de 1990. Em 1997, ela colocou no ar a primeira edição do sistema com o catálogo on-line. Também foi criado um sistema de atendimento virtual para localizar os conteúdos que não estivessem disponíveis na Biblioteca, fruto de uma parceria com outras universidades, inclusive de fora do Brasil. Com a virada do milênio, a Biblioteca passou a ter um duplo formato de conteúdo, o impresso e o digital. Desde 2002, as dissertações e teses começaram a ser digitalizadas e, hoje, formam um acervo com mais de 16 mil trabalhos acadêmicos.

De acordo com o último levantamento da Divisão de Biblio- São mais de 174 mil títulos de livros e cinco mil obras raras teca e Documentação (DBD), de 2014, na plataforma eletrônica há 199 mil títulos de livros e 37 mil títulos de periódicos. Além disso, são 36.349 usuários e realiza 202.664 consultas e empréstimos. O acesso ao site chega a mais de 614 mil por ano e o total de atendimentos on-line é de 3.973.

Dolores Perez, diretora da Divisão de Biblioteca e Documentação, fala dos serviços prestados


Segundo a diretora da DBD, Dolores Perez, a informatização dos serviços começou na década de 1980. O sistema oferece serviços on-line que facilitam a relação com o usuário, que pode obter o conteúdo que deseja sem sair de casa.

– Já no século XXI, a Biblioteca passou a lidar com o conteúdo híbrido, de formato impresso e digital, o que foi um grande avanço. Fomos a primeira universidade a oferecer o acesso remoto ao conteúdo eletrônico fora do campus da PUC, que está disponível até hoje 24 horas por dia.

Além da comunidade PUC, a unidade recebe usuários de outras instituições. Segundo Dolores, 10% dos visitantes são pessoas que não são da Universidade, que escolhem o local para estudo e pesquisa.

– A Biblioteca não é só um espaço para leitura e estudo. Também oferecemos treinamentos para uso das fontes de informação e para o desenvolvimento de competências informacionais que ajudam os nossos usuários na atividade acadêmica.

A Biblioteca Central reúne 60% do acervo do Sistema de Bibliotecas, entre livros, monografias, periódicos e documentos especiais. A outra parte está dividida entre quatro bibliotecas setoriais: Centros de Ciências Sociais e Teologia e Ciências Humanas, Centro Técnico Científico, do Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) – Biblioteca Professor Luiz Carlos Bahiana – e de Informática.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Luz, câmera, renovação
Estúdios de gravação de televisão e rádio reabrem após reforma