Novo diretor no Departamento de Filosofia
08/03/2016 16:37
Julia Novaes / Fotos: JP de Araújo

Professor Luiz Camillo Osório tomou posse na manhã do dia 8 de março, em solenidade na sala do Conselho Universitário 

Na companhia de colegas docentes, o professor Luiz Camillo Dolabella Portella Osorio de Almeida tomou posse como diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. A cerimônia ocorreu no dia 8 de março e foi presidida pelo Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, que ressaltou a importância do Departamento de Filosofia, já que a ciência “tem lugar central na casa do saber”.

O Reitor agradeceu o trabalho e dedicação da professora Déborah Danowski, antecessora de Osorio, e a ênfase que ela deu na filosofia ambiental, assunto que está em voga – além de estender a ela uma saudação pelo Dia Internacional das Mulheres. Com relação a Osorio, ele afirmou que a escolha do professor é bastante oportuna, pela experiência em gestão e apreço que tem pela Universidade.

- Certamente, tenho certeza que grande parte do seu miocárdio está muito mais com a PUC que com outras instituições – brincou.

Osorio, que atua nas áreas de estética, teoria e filosofia da arte, faz parte do Departamento como professor do quadro principal desde 2008. No discurso, ele qualificou a escolha para o cargo como uma “honra e um desafio”, mas também uma “chamada à casa”. Prometeu dar continuidade aos esforços de Déborah Danowski de fortalecer o programa, abrir novas áreas de pesquisa, seguir na renovação do quadro de professores e trabalhar para o Departamento conquistar a nota seis na Capes.

- Queria também enfatizar essa missão importante que o Departamento de Filosofia tem de oferecer programas e cursos para todos os centros da Universidade. Em um mundo com tantas mudanças de paradigma, aprender a pensar é uma necessidade.

O professor destacou o desejo de aprimorar a revista do Departamento, O que nos faz pensar, e a possibilidade de disponibilizá-la apenas pelo site para, segundo ele, ser uma medida econômica e ecológica. Além disso, Osório pretende reformar o Departamento para melhorar os espaços e renovar o site.

Luiz Camillo Osório é graduado em Economia pela PUC-Rio (1985), tem diploma em História da Arte Moderna pelo Modern Art Studies, de Londres (1988), e fez mestrado (1991) e doutorado em Filosofia na PUC-Rio (1998). Na UNIRIO, foi professor adjunto do Departamento de Teoria do Teatro e do programa de Pós-Graduação em Teatro, entre 1994 e 2008.

Ele participou do conselho de curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo, de 2007 a 2009, e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de 2009 a 2015, posições que, segundo o Reitor, mais do que o qualificam para a gestão do Departamento. Osório foi também crítico de arte do jornal O Globo entre 1997 e 2008, e colaborou em publicações especializadas no Brasil e no exterior. No ano passado, foi curador do Pavilhão Brasileiro na Bienal de Veneza.

Na cerimônia de posse, estavam presentes o Vice-Reitor, padre Francisco Ivern Simó, S.J, o Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, o Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda do Carmo, o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e o Vice-Reitor para Desenvolvimento, professor Sergio Bruni.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Luz, câmera, renovação
Estúdios de gravação de televisão e rádio reabrem após reforma