E-book sobre gestão hídrica é lançado no Dia Mundial da Água
29/03/2016 15:59
Camila de Araujo/foto: Juliana Valente

Livro digital está disponível no site da Editora PUC e reúne artigos de múltiplas áreas do conhecimento

Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, participou da coletânea


No Dia Mundial da Água, 22 de março, a equipe do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), autores e organizadores que participaram do e-book Gestão Local de Recursos Hídricos: Uma reflexão para a cidade do Rio de Janeiro, se reuniram para o lançamento do livro digital na Sala do Conselho Universitário. A obra, orientada pela Laudato Sí, conhecida como Encíclica do Meio Ambiente, apresenta a questão da água por meio da multidisciplinaridade.

Durante o lançamento, a ação da Universidade em promover uma crescente interação entre diversas áreas do saber para pensar as questões ambientais, alinhada à encíclica, foi reforçada pelo diretor do Nima, professor Luiz Felipe Guanaes. O livro Gestão Local de Recursos Hídricos: Uma reflexão para a cidade do Rio de Janeiro é o resultado do curso de extensão que analisou a bacia do Rio Rainha no Vale da Gávea e a sua relação com o entorno.

De acordo com o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, que assina um dos artigos, o livro e a Laudato Sí trabalham perspectivas éticas ao falar da gestão de recursos hídricos.

— Gestão Local de Recursos Hídricos: Uma reflexão para a cidade do Rio de Janeiro dialoga com a Laudato Sí porque apresenta princípios éticos que estão dentro do que o documento se propõe sobre a qualidade, preservação e destino da água. A encíclica é o grande espelho, as imagens são as realidades diferentes que nós encontramos no Rio de Janeiro e no Brasil - afirmou o Reitor.

Segundo o diretor do Nima, Luiz Felipe Guanaes, um dos organizadores do livro, é necessário que a população se engaje e atue nos problemas de forma local.

— É necessário pensar a questão dos recursos hídricos em escala local. Só podemos reagir em nosso entorno. Se todas as pessoas reagirem nessa medida, o problema da água será resolvido. Temos que trabalhar a partir disso. — afirmou Guanaes.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro