Posse na Educação
04/05/2016 11:49
Aline Ripoli / Fotos: Nina Cardoso

A professora Ana Waleska foi nomeada professora titular do Departamento de Educação da PUC-Rio

A professora Ana Waleska Pollo Campos Mendonça, do Departamento de Educação, tomou posse como Professora Titular da Universidade em sessão solene no auditório do RDC, no dia 2 de maio. Ela ministrou a Aula Magistral Da Formação Partida à Formação Fragmentada: uma Longa Trajetória de Pesquisa sobre o Professor Secundário, na qual abordou sua trajetória profissional e detalhes das últimas pesquisas desenvolvidas por ela.
Formada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação na PUC-Rio e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade de Lisboa, Ana Waleska trabalha atualmente em linhas de pesquisas voltadas para o estudo da história e das ideias em instituições educacionais e da história da profissão docente.

Além de 41 artigos e periódicos, oito livros organizados, dois livros autorais, 44 capítulos de livros e 33 trabalhos completos em análise de congresso, a professora foi responsável pela orientação de 23 doutores, 16 mestres, dois pós-doutores e 14 alunos de iniciação científica. Ana Waleska afirmou que, apesar da longa trajetória acadêmica, a carreira profissional ainda não terminou.

- Quando eu falo em prospectivas, é porque, mesmo considerando que a minha trajetória é bastante longa, confesso que não dou ela por encerrada. Em termos de aprendizados, quero falar da importância da história na formação do educador. Vivemos em um país onde não se tem muita preocupação em cultivar a sua memória e eu acho que trazer a memória é fundamental.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., enfatizou a originalidade da metodologia de Ana Waleska na Aula Magistral, que optou por relatar a vida acadêmica dela ao longo dos anos.

- Fiquei lembrando, depois da sua aula, daquilo que o Papa Francisco disse sobre a diferença entre o verdadeiro mestre e o professor. Ele dizia que o professor é aquele quem realmente transmite o saber de outros. E o verdadeiro mestre é aquele que, além de transmitir o saber de outros, ele transmite a sua própria vida. Eu acho que o que nós assistimos hoje foi exatamente isso.

Participaram da solenidade o Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Paulo Fernando Carneiro de Andrade, do Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, o diretor do Departamento de Educação, professor Ralph Bannell, o ex-Reitor da Universidade de Lisboa António Sampaio da Nóvoa, além de diretores e professores dos departamentos.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho