Pré-Vestibular Comunitário completa cinco anos
14/07/2016 17:26
Julia Novaes

Projeto surgiu porque muitos funcionários da Universidade tinham o desejo de cursar uma faculdade, mas encontravam muitas barreiras para realizar esse sonho

Leandro Ferreira Assis

Dar uma oportunidade para ingressar no Ensino Superior. Com essa proposta, surgiu o Pré-Vestibular Comunitário da PUC-Rio, destinado para pessoas que não têm condições financeiras de pagar um curso preparatório. Para o projeto, o balanço das atividades é animador: em cinco anos, cerca de 300 estudantes já passaram pelo Pré-Vestibular Comunitário, e 50% destes conseguiram ser aprovados para universidades como UFRJ, UFF, Uerj e PUC-Rio. O projeto, que atualmente atende 75 alunos e conta com cerca de 60 professores e monitores voluntários, colhe frutos cada vez melhores: em 2015, a ex-aluna Joelma Diamantina passou em 1º lugar em Serviço Social na Uerj.

Fundado em 2011 pela Pastoral Universitária Anchieta, o projeto surgiu a partir da observação de que muitos funcionários contratados e terceirizados da Universidade tinham o desejo de cursar uma faculdade, mas encontravam muitas barreiras para realizar esse sonho – afastados do ambiente escolar há muitos anos, tinham dificuldade de passar no vestibular.

O coordenador do projeto, Leandro Ferreira Assis, enfatiza a importância da parceria com os departamentos e Vice-Reitorias da Universidade para que o Pré-Vestibular continue a ser bem-sucedido. A ajuda financeira oferecida aos alunos, como pagamento das inscrições dos vestibulares, de ingressos para programas culturais e auxílio transporte, por exemplo, vêm diretamente desse apoio.

Assis explica que, para manter os alunos motivados, a coordenação oferece atendimento individual e orientação psicopedagógica, além das monitorias fora do horário de estudos, que atuam como um plantão de dúvidas individual, 30 minutos antes ou depois do jantar – que é oferecido pelo bandejão, de graça, aos alunos e voluntários todos os dias. Para ele, a perseverança nos estudos também depende do sentimento de pertencimento ao universo da PUC, algo a que o projeto também está atento.

O coordenador relata ainda que este ano, por exemplo, os alunos receberam uma carteirinha de identificação para o uso da biblioteca, e agora podem usufruir dos mesmos direitos que qualquer outro aluno da PUC.

- O intuito é trazer os alunos para realidade da Universidade. Essas carteirinhas ajudaram eles a se sentirem integrados ao ambiente da PUC. Isso reduziu bastante o problema de evasão. Antes, as turmas começavam cheias, mas muitos alunos, na metade do ano, desistiam, desmotivados – disse.

Assis relata que professores, monitores e alunos passaram a assinar um contrato, que oficializa o compromisso com o projeto, além de torná-lo mais legítimo burocraticamente dentro da Universidade. Aliado a um controle diário de faltas, esse contrato ajuda a coordenação a administrar a assiduidade do aluno, fator essencial para o sucesso do Pré-Vestibular.

O projeto tem como objetivo, também, auxiliar na formação de professores, e oferece certificado de estágio docente a partir da experiência adquirida nas aulas. A heterogeneidade das turmas é algo que força os professores e monitores a adaptarem a didática, afirma Rodrigo Oliveira, professor de Filosofia do projeto e aluno de graduação de Filosofia da Universidade.

- A composição do grupo de alunos é de todas as idades. Essas pessoas chegam com suas experiências de vida prévias, e é preciso saber lidar com isso, com atenção e paciência. No caso da Filosofia, disciplina que esteve ausente por décadas dos currículos da educação básica e do Ensino Médio, é preciso desmistificar e quebrar a resistência, ou mesmo preconceitos, dos alunos que nunca entraram em contato com ela. Mas o resultado global tem sido bastante positivo – explicou.

Para Oliveira, a disciplina acabou por virar uma ferramenta para os alunos refletirem as trajetórias de vida e entenderem mais como o mundo funciona. Ele conta que muitos alunos demonstram interesse em prestar o vestibular para Filosofia.

A aposta, daqui para a frente, é a interdisciplinaridade. Durante a XXII Semana de Meio Ambiente PUC Rio, no início de junho, os alunos assistiram a um aulão sobre sustentabilidade, que contou com a presença do Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. De acordo com Assis, isso foi importante, também, para apresentar aos alunos os valores ambientais da Universidade.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho