Projeto arquitetônico com traço sustentável
30/09/2016 17:30
Gabriel Franco e Julia Novaes / Fotos: Gabriel Molon

Com quatro andares, novo edifício de Artes & Design tem 1.100 m2 de área

Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., entregou ao engenheiro Paulo Cunha a Medalha Cardeal Leme

Os estudantes do Departamento de Artes & Design ganharam um espaço só deles com o novo Edifício de Artes e Design Engenheiro Paulo Cunha, que poderá ser utilizado pelos alunos a partir de meados de outubro. Inaugurado no dia 16 de agosto, o novo prédio, no início da Vila dos Diretórios. O projeto foi idealizado pelo arquiteto e professor Fernando Betim, do Departamento de Arquitetura, e recebe o nome do benfeitor, engenheiro e empresário Paulo Cunha, ex-aluno de engenharia da Universidade.

Betim explica que, apesar das raízes modernistas, o projeto do prédio tem perspectiva mais contemporânea, com enfoque nos aspectos social, econômico e sustentável. Para minimizar o gasto com energia e ar-condicionado, por exemplo, foi utilizado o brise-soleil, elemento arquitetônico instalado na parte de fora das janelas para regular a entrada de luz. Segundo o arquiteto, também haverá captação de água da chuva para abastecer os sanitários.

– Tivemos a preocupação de fazer o melhor uso do espaço sem criar grandes impactos. Não derrubamos nenhuma árvore, só podamos – comenta.

O edifício tem 1.100m² de área, distribuídos em quatro andares com sete salas de aula e escritórios administrativos. No térreo, ficarão o laboratório de edição fotográfica e uma sala de exposições.

Segundo o Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC- -Rio, professor Sergio Bruni, a obra durou oito meses. Apenas as salas de aula do prédio de Artes & Design, localizado em frente ao Bosque, e o Departamento serão transferidos para a nova unidade.

O decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Júlio Diniz, ressalta que, com as novas instalações, será possível até ampliar o número de alunos do curso.

– Além de ser um prédio totalmente novo, ele foi direcionado especificamente para o curso de Artes & Design – afirma.

O presidente da Associação Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., entregou a Paulo Cunha, que foi à cerimônia de inauguração acompanhado da família, a Medalha Cardeal Leme.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro