Pesquisa contribui para formação profissional
30/09/2016 17:56
Carolina Ernst

Laboratório Ditial Lab une professores e alunos dos departamentos de Economia e de Engenharia Elétrica

Um espaço destinado para pesquisas sobre análise estatística e visualização de grandes bases de dados ligadas a atividades comerciais. Essa é a proposta do laboratório de pesquisa de dados Ditial Lab (DLab), inaugurado no dia 14 de setembro. O DLab funciona no antigo Colégio São Marcelo e reúne professores e alunos de graduação e pós- -graduação dos departamentos de Economia e Engenharia Elétrica. O projeto é uma parceria da PUC-Rio com as Lojas Americanas, do Grupo LASA, e vai trabalhar, prioritariamente, para auxiliar as ações das Lojas Americanas. Ele vai também fornecer dados e infraestrutura para pesquisa acadêmica desenvolvida na Universidade.

O decano da Erasmus University de Roterdã (Holanda), Philip Hans Franses, ressaltou a importância desse tipo de pesquisa para melhorar o desempenho de empresas. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., abençoou o espaço. O DLab é vinculado também ao Núcleo de Análise Estatística de Dados (NASDA), do Centro de Ciências Sociais (CCS).

Um dos coordenadores do projeto, o professor Marcelo Cunha Medeiros, do Departamento de Economia, afi rma que a multidisciplinaridade é uma característica comum aos dois grupos. Ele conta que as Lojas Americanas têm iniciativas similares nos Estados Unidos. O professor Cristiano Fernandes, do Departamento de Engenharia Elétrica, ressalta que ter acesso a um banco de dados de uma grande empresa de varejo será a oportunidade para desenvolver uma pesquisa de qualidade.

– O que assistimos é a formação e a provável consolidação de um grupo de data analytics na PUC-Rio. É uma contribuição ímpar para a formação profi ssional e científi ca dos alunos de graduação e de pós-graduação envolvidos no projeto.
Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho