Funcionários são homenageados por décadas de dedicação à PUC
18/10/2016 17:40
Gabriela de Vicq e Bell Magalhães

Profissionais recebem diploma em festa pelos dias do Mestre e do Auxiliar Administrativo. Oito completaram 50 anos na Universidade. "Poucas instituições têm esse privilégio", agradece o Reitor

Oito funcionários da PUC-Rio completam, neste 2016, 50 anos de dedicação à Universidade: Antônio Albuquerque (Vice-Reitoria Comunitária); Charles Albert Renault de Lima (Química); Francisco Faustino Filho (Cetuc); João Manoel de Albuquerque Lins (Filosofia); José Carmello Braz de Carvalho e Vera Maria Ferrão Candau (Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos); José Pain (CCS); e Maria José Teixeira Soares (Reitoria). Eles e todos os profissionais que completam 20, 25, 30, 40 e 45 de casa foram prestigiados com um diploma na Festa dos Funcionários, em homenagem ao Dia do Professor e do Auxiliar Administrativo, sexta-feira, 14, no Ginásio. O Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – ele próprio completando 30 anos dedicados à Universidade –, agradeceu a dedicação e o amor de professores e funcionários à instituição:

– Meio século de PUC, que coisa extraordinária! Poucas instituições têm esse privilégio, de ter funcionários com 50 anos de dedicação e amor. A PUC é construída assim: ela foi sendo construída de baixo para cima. Soube juntar a excelência no ensino à gratidão e ao pertencimento – afirmou Padre Josafá, lembrando o título de melhor universidade privada do Brasil que a PUC-Rio acaba de receber do Guia do Estudante, pelo segundo ano consecutivo.

O Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, também destacou o vínculo de pertencimento institucional, e agradeceu a todos que ajudam a promover a festa:

– Este momento de confraternização é importante para o funcionário sentir a gratidão por parte da PUC. Para a Universidade, é um prazer ter funcionários que trabalham há 50 anos aqui. Que coisa bonita, não é? É um momento de reconhecimento e de gratidão ­– acrescentou o Vice-Reitor, que completará cinco décadas de trabalho em 2018: – A PUC é minha vida, se Deus quiser vai ser muito emocionante.

Foram igualmente homenageados os 13 funcionários que completam 45 anos de PUC; os 30 que chegaram a 40 anos; os 16 que fizeram 35 anos; os 40 que comemoram 30 anos; os 14 que chegaram a 25 anos; e os 92 funcionários que completam 20 anos. Todos receberam o diploma das mãos do Reitor.

Com os olhos marejados, Helena Cavalcanti de Albuquerque, professora do Departamento de Artes que redesenhou o brasão e atuais marcas da PUC-Rio, falou da emoção de completar 25 anos na Universidade. “Fiquei me lembrando de tudo. Essas músicas acabam com a gente”, desabafou, em referência aos refrões de We are the champions, do Queen, e Tema da vitória, que tocavam enquanto os funcionários eram chamados para receber os certificados. Um a um, eles recebiam um abraço do Padre Josafá e do professor Augusto Sampaio, para depois posar para fotos.

Padre Jesús Hortal Sánchez e Padre Josafá foram homenageados juntos pelos 30 anos de contribuição. Ambos se tornaram professores da PUC no ano de 1986, sendo depois diretores dos Departamentos de Geografia e Teologia, respectivamente, e reitores – padre Hortal ocupou a Reitoria entre 1995 e 2010, tendo padre Josafá como sucessor. No momento da troca dos certificados, em clima descontraído, padre Hortal, vestindo uma camisa do Flamengo, disse estar muito feliz, enquanto o tricolor Josafá estaria de luto, em alusão à polêmica partida entre Flamengo e Fluminense na véspera.

O fotógrafo Antônio Albuquerque passou de mesa em mesa para cumprimentar os muitos amigos que fez ao longo destes anos, e se revezava entre dois tripés e filmadoras que organizou para capturar diferentes ângulos da festa, que este ano teve um brilho especial: ele próprio comemora cinco décadas na PUC. Depois de ser convocado para receber o diploma e posar para as câmeras, Antônio prontamente voltou correndo para trás das lentes. O funcionário falou sobre a importância da Universidade em sua jornada:

­– Enquanto eu tiver saúde e for útil para a universidade, estarei por aqui para colaborar. No dia a dia da universidade nós adquirimos uma carga de saber que aprimora e lapida a nossa atividade profissional. Aprendemos não só com a cultura, mas absorvendo novas ideias das gerações que chegam.

Antônio Albuquerque

 

As bodas de ouro de Antônio com a universidade também receberam uma homenagem no Pilotis do Edifício da Amizade. A exposição Memória em Imagens: a PUC-Rio nas fotografias de Antônio Albuquerque foi organizada pelo Núcleo de Memórias e exibirá, até o dia 4 de outubro, o acervo e a trajetória do fotógrafo. ”Para mim foi uma surpresa, porque até uma semana antes eu não sabia de absolutamente de nada”, contou Antônio, ao falar sobre a emoção de ver seu trabalho exposto.

Leia também: Cinco décadas de PUC pelas lentes de Antônio Albuquerque

Foi também uma surpresa para a professora do Departamento de Ciências Sociais Maria Alice Rezende de Carvalho, que completou 40 anos de PUC, a chuva de confetes orquestrada por colegas e amigos na hora em que foi chamada ao palco. Maria Alice, que participou três vezes do colegiado de diretores do Iuperj e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) entre 2009 e 2010.

Everardo Rocha: 40 anos 

 

Os professores Cesar Romero Jacob e Everardo Rocha, do Departamento de Comunicação Social, foram homenageados pelos seus 40 anos na PUC-Rio. Coordenador do Projeto Comunicar, e três vezes diretor do Departamento, em 10 anos, Romero Jacob comentou sobre o privilégio de atuar há tantos anos na Universidade, o que considera uma sorte:

– É uma coisa rara nas universidades brasileiras. O quadro de professores e funcionários é estável, ao contrário de empresas em que frequentemente há contratação e demissão em massa. Eu costumo brincar dizendo que trabalhar na PUC é como morar na Urca: todo mundo quer morar lá, e quem mora não quer sair. Trabalhar na PUC é isso. É estar em um lugar com um clima harmonioso, com proximidade entre o Reitor, o Vice-Reitor, os funcionários e os professores. É um privilégio estudar e trabalhar aqui. Vivemos um clima de paz que é fundamental para ensinar e para aprender. É uma instituição em que vale a pena trabalhar a estudar. Só tenho a agradecer a sorte de ter vindo parar aqui.

Cesar Romero Jacob: 40 anos

 

Romero Jacob lembra que acompanhou grandes transformações no curso, entre as quais destaca a criação do Projeto Comunicar, que completará 30 anos em 2018. A iniciativa, destaca, foi fundamental para que os alunos pusessem unir teoria e prática – proposta similar a de um hospital universitário, que treina profissionais ao passo que presta serviço à comunidade.

Também receberam seus diplomas na sexta-feira Maria José Teixeira Soares, a Majô, assessora dos Vice-Reitores Padre Ivern e Sergio Bruni, e José Carmello de Braz Carvalho, da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, completando 50 anos; Alecia Suaid Moura, assessora da Reitoria, completando 45 anos; Ana Maria Beltran Pavani, professora do Departamento de Engenharia Elétrica; José Alberto dos Reis Parise, do Departamento de Engenharia Mecânica; Mauro Schwanke da Silva e Moises Henrique Szwarcman, do Departamento de Engenharia Elétrica, e Paulo Humberto Barbosa Chaves (o Omega), do RDC, completando 40 anos. Alfredo Jefferson de Oliveira, professor do Departamento de Artes & Design; Hermes Frederico Pinho de Araujo, do Departamento de Comunicação Social; Piedade Epstein Grinberg, diretora do Solar Grandjean de Montigny e professora do Departamento de Arquitetura, comemorando 30 anos; e Valéria Pessanha, assessora do Departamento de Comunicação Social, completando 25 anos.

Professora Lilian Saback com as homenageadas Majô e Alecia

Leia também a memória de Maria José, a Majô, em: “Eu não sinto que passaram 50 anos”

Durante a festa foram sorteados livros, bonés, utensílios para churrasco, taças de vinho e almoços no restaurante Couve-Flor. Todos os convidados presentes receberam ainda como brinde um copo reciclável com o emblema da PUC.

Hermes da Fonseca com padre Josafá e Augusto Sampaio 

 

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho