Ana Waleska, uma vida dedicada à educação
22/05/2017 17:49

Reitor, professores, alunos e funcionários da PUC-Rio lamentam a morte da professora do Departamento de Educação, nesta segunda-feira, 22. "Esta brilhante educadora construiu uma história de dedicação e competência em nossa Universidade que jamais será esquecida", afirmou padre Josafá.

Professora titular da PUC-Rio, Ana Waleska Pollo Campos Mendonça teve profundo envolvimento com a Educação. Ingressou na Universidade em 1964, para graduação em pedagogia e, mais tarde, concluiu mestrado e doutorado, em mais de 50 anos dedicados à docência, entre magistério, produção e administração acadêmica. Professores, alunos e funcionários da PUC lamentam a morte da professora, nesta segunda-feira, 22. O velório será nesta terça, 23, no Cemitério São João Batista, a partir das 9h30. A Missa de Corpo Presente será às 13h e o sepultamento, às 14h.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, expressou por meio de nota à comunidade a sua grande tristeza pela morte da professora Ana Waleska, e ressaltou: "Esta brilhante educadora construiu uma história de dedicação e competência em nossa Universidade que jamais será esquecida". E desejou que "Deus de Bondade e Misericórdia possa acolhê-la na pátria definitiva, onde certamente ela estará intercedendo pelos seus familiares e por todos nós que pertencemos à esta Instituição que ela tanto amava".

Os professores Ralph Bannell, diretor do Departamento de Educação; Alicia Bonamino, coordenadora de Pós-Graduação; Rosalia Duarte, vice-coordenadora de Pós-Graduação; Cristina Carvalho, coordenadora de Graduação; Zena Eisenberg, coordenadora do Noap; e Alberto Tornaghi, coordenador do Nead, manifestaram-se em mensagem conjunta:

"É uma perda irreparável não apenas para nossa instituição, mas para o campo da educação no Brasil. A dedicação, a ética e o compromisso, que marcaram sua trajetória profissional, inspiraram gerações de educadores. Sua produção intelectual constituiu-se também em contribuição fundamental para a história da educação em nosso país. Enorme tristeza impõe-se sobre nossos corações em saber que não mais poderemos contar com a convivência rotineira com Waleska e com sua contribuição ímpar ao desenvolvimento de nossa instituição. Por outro lado, estamos certos de que suas pesquisas inovadoras continuarão marcando o campo educacional. Neste momento de dor, consideramos muito importante celebrar sua memória e sua dedicação integral à PUC-Rio e aos muitos amigos que fez em tantos anos de convívio nesta universidade. Desejamos aos familiares, amigos e colegas que essas lembranças contribuam para aplacar o inestimável sofrimento da perda".

Após ser contemplada com o título de professora titular da Universidade, Ana Waleska concedeu entrevista ao Jornal da PUC, propondo reflexões sobre o ensino brasileiro.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro