O caminho dos livros
09/04/2018 11:00
Karen Krieger / Arte: Beatriz Meireles/ Fotos: Fernanda Maia e Thalyta Veras

Para facilitar a jornada dos calouros na Universidade, O Jornal da PUC criou um guia para apresentar a biblioteca: um ambiente onde você passará grande parte da vida acadêmica. Aqui estão todas as dicas necessárias para utilizar o espaço.



Para se cadastrar, você precisa ir até a recepção da Biblioteca Central com a sua carteirinha de estudante e criar uma senha de seis dígitos. Fácil, não é? O Número de Identificação Pessoal (NIP) da biblioteca é o seu número usuário. Não confunda com o número da matrícula.


A pesquisa de qualquer livro deve ser feita pelo site da biblioteca www.dbd.puc-rio.br. Existem também totens de pesquisa dentro da sala de estudo individual para a consulta dos exemplares.



Caso tenha pedido algum livro do Armazém, você vai pegar o livro no mesmo balcão.


Os empréstimos costumam durar cerca de sete dias úteis. A renovação pode ser feita tanto no balcão de atendimento quanto no site da biblioteca. Tenha cuidado ao manusear as obras, pois outras pessoas vão utilizá-las também.




A devolução do exemplar pode ser feita pela Caixa de Devolução, como também pelo balcão de atendimento.




A Biblioteca Central apresenta dois andares: o primeiro reúne as bibliografias básica e complementar dos cursos da Universidade. No segundo andar estão as bibliografias de pós-graduação.






Os softwares CorelDRAW X5, Photoshop CS5, InDesign, Maple 12 e 15, Microsoft Visual Studio 2013 e NVDA e DOSVOX  - que permitem a navegação na Internet e a leitura de textos para deficientes visuais - estão disponíveis em alguns computadores.


Pelo site da biblioteca, é possível acessar aos jornais nacionais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, e Valor Econômico. Também é possível encontrar os jornais internacionais Clarin, The Washington Post e The Guardian.




A assistente virtual BIA (Bibliotecária Interativa Automatizada) foi criada para facilitar o acesso digital do usuário da Biblioteca. Ela deve ser acessada pela página https://www.facebook.com/falecomBia.

OBS: Por exemplo, ao digitar o comando “notícias”, BIA mostra os resultados dos banco de dados do Press Display.

Os termos são esses:

1.    sinônimos

2.    dicionário

3.    busca PUC

4.    google

5.    wikipedia

6.    notícias

7.    cadastro

8.    novidades

9.    renovação

Mais Recentes
Aula Magna do Departamento de Economia
As diferentes propostas na abordagem de fatos da economia mundial foram apresentadas durante o encontro
Nova direção na Teologia
Professor desde 2013, padre Waldecir Gonzaga tomou posse em cerimônia marcada por comemorações e festividade