Universitários na bolsa de valores
11/12/2023 15:08
Eduarda Farias

Escola de Negócios da PUC-Rio se une a empresas e corretoras para promover integração de alunos no mercado financeiro

Membros do corpo docente do Departamento de Administração e patrocinadores formaram mesa da formatura do programa. Foto: Caio Matheus

No dia 4 de dezembro, a primeira edição do Programa SABE Invest PUC-Rio encerrou o semestre com a formatura e a premiação de participantes. As aulas foram realizadas pelo Departamento de Administração em parceria com a empresa de inteligência em ações da bolsa SABE Invest, com patrocínio da corretora RJI Investimentos e apoio do Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (CODEMEC). Com 32 alunos, de diferentes períodos de administração, o curso contemplou os três primeiros colocados do Quiz Final com um estágio na RJI.

Na formatura, estavam o professor de Administração da PUC-Rio Roberto Gil Uchoa, o Diretor do IAG - Escola de Negócios da Universidade, Luís Alexandre Pessôa, a Coordenadora da Graduação do curso, Sandra Regina Pinto, o CEO da CODEMEC, Thomás Tosta de Sá, e o CEO da SABE, Luiz Guilherme Dias. O professor Uchoa explicou que a iniciativa partiu de Gustavo Robichez de Carvalho, coordenador Central de Parcerias e Inovação, que convidou o IAG para coordenar uma aproximação das empresas colaboradoras com os universitários da PUC-Rio.

Professor Roberto Gil Uchoa coordenou o Programa SABE Invest PUC-Rio para alunos do Departamento de Administração. Foto: Caio Matheus

— O programa visa integrar os estudantes ao mercado de capitais, ou seja, ao mundo dos investimentos. Foi um curso totalmente gratuito para os alunos, com conteúdos bem densos e de primeira linha. Esse projeto foi um piloto que se definirmos como um sucesso e se encontrarmos apoio nessa parceria entre a SABE Invest e a nossa Universidade, podemos explorar a partir de 2024, pelo menos uma vez ao ano, com um público estudantil bem maior.

Os representantes das empresas colaboradoras discursaram sobre a importância do programa e agradeceram aos alunos pela dedicação ao longo do semestre. Luís Alexandre Pessôa reconheceu o esforço e a proatividade do professor Uchoa que coordenou o programa. Ele também ressaltou como as atividades universitárias só se consolidam com o interesse, empenho, comprometimento e a adesão dos alunos.

Gabriela Castro Villas, Matheus Heiser e Maria Clara de Abreu Féres, respectivamente, foram premiados com um estágio na RJI. Foto: Caio Matheus

Luís Guilherme Dias agradeceu a RJI Investimentos por receber os três novos estagiários, Maria Clara de Abreu Féres, Matheus Heiser e Gabriela Castro Villas Boas, que chamou para receber uma edição da revista “Relações com Investidores”. Gabriela é aluna do 3º período e contou que sempre teve interesse no mercado financeiro e, quando o professor Uchoa divulgou o curso em sala, decidiu entrar para aprender mais sobre o assunto. A estudante detalhou as atividades ao longo do semestre e comemorou a oportunidade de estagiar na RJI.

— Nós tínhamos aulas toda semana com estudos de casos de empresas reais e, ao longo do curso, eles postaram videoaulas, podcasts falando da bolsa e quais eram as melhores e piores empresas para investir durante aquela semana. Era muito interessante ter acesso àquelas informações. No final, fizemos um quiz, baseado em tudo que a gente estudou, e uma carteira de ações (conjunto de investimentos) que o aluno escolhia três empresas para investir e ganhavam as com maior valorização. Foi um curso que agregou muito, tinha bastante conteúdo. No final das contas, ainda ganhei um estágio.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho