XXIV Semana de Meio Ambiente PUC-Rio
05/06/2018 11:06
Eduardo Diniz e Paula Ferro

Nesta data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a PUC-Rio inicia uma semana de discussões sobre as questões socioambientais  

O Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Foto: Thaiane Vieira

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5, a Universidade dá início à XXIV Semana de Meio Ambiente PUC-Rio. A abertura ocorreu hoje pela manhã, no Auditório Padre José de Anchieta, com uma palestra proferida pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., sobre o tema geral do encontro, Laudato Si’ em Ação: o desenvolvimento prático da encíclica focada no cuidado com a nossa casa comum, o planeta Terra.

Padre Josafá destacou o papel da ética na preservação ambiental e os caminhos para mudar o panorama atual do planeta. De acordo com o Reitor, as mudanças devem começar com a adoção de uma visão geral sobre os problemas que afetam a sociedade. Para ele, é preciso adotar uma visão sistêmica, que não dissocie as questões ambientais dos demais problemas sociais.

— A visão fragmentada que temos não está ajudando. A partir de um olhar mais integrado é possível perceber melhor a complexidade da situação. Nesse sentido, as ciências não podem atuar isoladas em suas especializações. É preciso promover a união.

A aliança entre diferentes instâncias da sociedade foi um dos princípios éticos que o padre Josafá ressaltou. Na encíclica papal, esse pilar é fundamental na promoção da educação ambiental. Segundo o reitor, a visão integradora deve ser utilizada na construção de um objetivo comum que resultará no surgimento de costumes mais sustentáveis.

A semana tem como objetivo sensibilizar os alunos da Universidade sobre as questões socioambientais e mostrar como a PUC-Rio aplica as diretrizes da Laudato Si’ no campus. O encontro é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), em parceria com a Pastoral Universitária e com o Departamento de Teologia, e ocorre em diversas partes do campus até quinta-feira, 7. Confira a programação completa:

Terça-feira, 5:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h30 - Abertura oficial com o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Celebração simbólica do projeto Guardiões do Meio Ambiente. Coral PUC-Rio.

10h - Palestra com o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

13h - Mesa do Nima sobre Ações Socioambientais no Campus, mediada por Melissa Cassachi (Nima).

15h - Mesa do Nima com o tema Amazônia na PUC-Rio, coordenada pelo padre Sandoval, S.J.

 

Arboreto do Campus: Jornada Ecológica

12h - Caminhada ambiental guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (Nima).

 

Auditório B8: Cinedebate do filme Sob a Pata do Boi

17h30 - Debate sobre o tema do filme, que é desmatamento na Amazônia, com a participação do professor Eduardo Pegurier (Economia).

 

Quarta-feira, 6:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h - Mesa da disciplina Ética Socioambiental e dos Direitos Humanos (CRE 1175), mediada pela professora Eva Aparecida (CRE). Composição: padre Waldecir Gonzaga (Diretor do Departamento de Teologia); padre Marcos Vinicio Miranda Vieira (Coordenador da CRE); padre João Geraldo Machado Bellochio (supervisor de Humano e Fenômeno Religioso); professor Renato da Silveira Borges Neto (supervisor de Cristianismo).

15h - Mesa da Pastoral Universitária: reflexões sobre a Laudato Si’, com pesquisas na graduação, coordenada por Elaine de Azevedo Maria.

 

Arboreto do Campus: Jornada Ecológica

12h - Caminhada ambiental guiada pelos professores Henrique Rajão (Biologia) e Roosevelt Fideles (Nima).

 

Quinta-feira, 7:

Auditório Padre José de Anchieta: Apresentações e Debates

9h - Mesa da Pastoral de Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

 

Anfiteatro Junito Brandão: Encerramento

14h - Apresentações Musicais: Lata Doida, Priscilla Walter, Coral Alegria (Neam/PUC-Rio).

15h - Celebração Ecumênica.

16h - Certificação dos grupos vencedores do Concurso de Projeto Socioambiental no Campus.

 

Exposições de terça, 5, a quinta-feira, 7:

Pilotis da Amizade:

Projetos socioambientais dos alunos dos semestres de 2017.1 e 2017.2 da disciplina de Cultura Religiosa. Mapeamento das ações da Pastoral do Meio Ambiente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dignidade Re-Vista e Campanha do Óleo, organizadas pela Pastoral Universitária da PUC-Rio.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho