Falar em marketing, gestão e empreendedorismo é essencial para um estudante que busca entrar no meio profissional. O evento “Descobrindo o Mercado”, organizado pela Empresa Júnior (EJ) PUC-Rio, reuniu profissionais da área de comunicação, moda, eventos e finanças para rodas de conversas, palestras sobre experiências e dicas de como se portar no mercado de trabalho. Durante três dias, de 16 a 18 de abril, os palestrantes de grandes empresas como Farm, Rede Globo, Ambev, Rock in Rio, L’Oreal, Stone, Mibr, entre outras, entraram em contato com o público que ouviu relatos sobre desenvolvimento profissional e conexão com networking intenso.
O Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Pedroso, S.J., deu início ao ciclo de palestras. Ele ratificou a importância de conversar sobre os três pilares fundamentais do mercado e destacou que, como marca, a Universidade deve estar em constante atualização.
– Como PUC, é um momento de se atualizar, fazer um upgrade, porque a Universidade é uma marca forte no mercado, mas ela muda, então nunca podemos nos acomodar. É preciso transformar todos os espaços em lugares que inspiram e criam empreendedores – afirmou o Reitor.
Festivais, Comunicação e Marketing
A Ambev foi a primeira marca do dia 16 de abril com a apresentação do gerente regional de vendas Pedro Bragança. Ele narrou a experiência de trabalhar por seis anos em uma das empresas mais valiosas do país. Com o propósito de sonhar grande por um futuro com mais razões para brindar, a companhia busca se conectar com marcas inspiradoras e se comunicar com todos de forma individual. Hoje, voltada para um crescimento orgânico, a organização desenvolve um ecossistema baseado em transformações digitais e uso de tecnologia.
Pedro Bragança tem a maior parte do trabalho voltado para o novo aplicativo BEES, criado pela instituição. A inovação é uma busca de ganho de mercado a partir de um serviço de excelência. A nova plataforma para bares e restaurantes facilita a compra de produtos da Ambev. O app revolucionou os pontos de venda e melhorou a performance dos estabelecimentos ao agilizar o processo de pedidos. Mais de 90% dos clientes da empresa utilizam o serviço que está ativo em diversos países da América Latina.
Na segunda palestra, o ex-aluno de Engenharia da PUC-Rio e CEO do Rock in Rio, Luis Justo, contou que seu propósito de vida é o mesmo do festival: “sonhar e fazer acontecer um futuro extraordinário”. Um dos fundadores da Empresa Júnior, Justo é muito grato pela experiência e oportunidades que o projeto proporcionou para o desenvolvimento profissional no início da carreira. Ainda jovem, o estudante almejava transformar um futuro previsto e já queria expandir possibilidades.
– A Empresa Junior me ajudou a ganhar responsabilidade desde muito novo, aprender com os erros e lidar com isso na vida. É uma convivência interdisciplinar que te expõe a novas pessoas. Me coloquei à frente das responsabilidades da mesma forma que faço hoje como CEO, me ajudou a acreditar no propósito do trabalho e crer que vale a pena. A EJ é um grande acelerador de tudo que eu aprendi na carreira e na vida – afirmou Luis Justo.
O CEO do maior festival de música do planeta explicou a história do projeto, criado pelo empresário e publicitário Roberto Medina, que partiu de um sonho que parecia impossível. Ele ousou sonhar e conquistar objetivos maiores. Os ensinamentos da palestra de Luis Justo foram divididos em sete pontos essenciais para se conectar a um futuro extraordinário. Dois são fundamentais: necessidade e propósito. O CEO citou momentos da carreira que o fizeram persistir e acreditar que o excêntrico e o diferente são motivadores. Movido por necessidade, ele acredita que essa é a melhor fonte das inovações. Medina sempre pensava em soluções que pareciam irreais para fazer o festival dar certo em meio a tantas oposições.
Hoje, é fácil citar o Rock in Rio como uma fórmula de sucesso do entretenimento, mas foi preciso muita coragem para mobilizar tantas multidões. Luis Justo quis ensinar ao público sensos de liderança e empoderamento de equipe. Ele acredita que a principal função de um gestor é garantir que o legado seja continuado. Por isso, busca sempre passar ensinamentos a quem trabalha com ele. O CEO tem como referências Steve Jobs e Franklin Roosevelt como líderes incompreendidos que enfrentaram o senso comum e criaram algo fora da caixa.
– Todos os líderes são loucos? – pergunta-se Justo. – A função deles é produzir mais líderes e não mais seguidores. Compartilhe o futuro com os demais. Toda equipe é responsável pelo futuro do Rock in Rio. O festival é um futuro construído por todos.
Moda, Criatividade e Mídias Digitais
O dia 17 de abril deu início a uma roda de conversa com as profissionais da área de marketing e mídias digitais, a líder de estratégia da Out of Office, Lucila Thompson, e a coordenadora de merchandising da L’Óreal, Júlia Chavez. As duas trabalham em empresas referências do mercado e, ainda muito jovens, assumiram posições de importância. Elas compartilharam com a plateia trajetórias de trabalho que possibilitaram chegar à posição de prestígio que se encontram hoje. Lucila e Julia conversaram sobre o atual momento do mercado de marketing e quais competências os profissionais que gostariam de seguir na área devem ter para conquistar melhores resultados em campanhas.
Para a líder de estratégia da Out of Office, agência internacional de consultoria publicitária, o profissional de marketing deve ser criativo e sempre se orientar por resultados. Para cada ação é preciso um objetivo muito consolidado. No digital, é mais fácil pelo acesso a métricas, já no offline é mais difícil. No fim das contas, quem rege tudo é o algoritmo. O bom profissional deve ser capaz de fazer uma boa análise, ter repertório e usar a vida a seu favor para criar estratégias. O “marketeiro” vende um ponto de vista, o papel é entender quais são os objetivos e os desejos dos consumidores e qual a linguagem deve ser usada.
— Uma marca deve se atualizar sempre dentro de um DNA. Ela tem personalidade assim como nós. Com o marketing é preciso entender os pilares, saber o que não é negociável e a partir disso entender e saber onde os consumidores estão. É sobre estar no lugar certo na hora certa e da forma correta.
As publicitárias foram questionadas quanto ao preparo para conquistar dados e resultados assertivos dentro do marketing. Para Julia, a análise de qualidade de recepção de mensagem é mais importante do que a quantidade de pessoas atingidas. Entender a impressão que uma campanha deixou no consumidor é mais significativo do que apenas números de likes e visualizações. A comunicação de uma marca deve ser assertiva, específica e com um objetivo claro.
A roda de conversa seguinte foi direcionada para o universo da moda com a presença do escritor, consultor e ex-diretor da FARM e da AHLMA, André Carvalhal, da co-fundadora da Makai Caroline Mauro e do fundador da Midas Touch, Rodrigo Tinoco. Os três têm trajetórias diferentes no mundo da moda e puderam compartilhar pontos de vista baseados nas experiências pessoais. Entre os palestrantes, Carvalhal era o mais experiente e foi mencionado como inspiração pelos demais. Como autor, escreveu “A Moda Imita a Vida”, livro sobre negócios e moda mais vendido do Brasil.
Apesar de atuarem em segmentos distintos, Caroline e Rodrigo têm em comum o fato de terem começado a empreender muito jovens. A co-fundadora da Makai entrou no mundo dos negócios com apenas 18 anos, junto com a irmã mais nova de 15. A marca nasceu com o intuito de expressar as necessidades das jovens mulheres contemporâneas, como se vestem e estilo de vida. Sempre com um objetivo e planejamento de comunicação claro, Caroline iniciou os negócios com vendas informais para amigas em quiosques de praia e pontos intimistas. Depois evoluiu para o e-commerce e hoje tem uma loja física no Shopping Leblon, um dos mais nobres do Rio de Janeiro. Para a jovem empreendedora, as marcas devem evoluir e acompanhar o surgimento dos novos consumidores, a moda se renova conforme o momento.
— As marcas vão se transformando ao longo do tempo. É preciso mudar as formas, mesmo que seja para significar a mesma coisa. Os códigos estão ali, mas eles vão se ressignificar para manter sua essência.
Gestão, Finanças e Negócios
O último dia de palestras começou com a presença da CEO MIBR, Roberta Coelho, e do presidente do Grupo Dreamers, Rodolfo Medina. Os dois destacaram os desafios do empreendedorismo em diferentes áreas de atuação, a complexidade e o potencial do mercado de e-sports e a importância da diversidade na construção de negócios bem-sucedidos neste setor.
O Grupo Dreamers investiu na equipe de e-sports Black Dragons, liderada pela CEO e Forbes Under 30 Nicolle Merhy. Rodolfo ressaltou a importância de empreender e buscar novas oportunidades de investimento. O presidente do Grupo Dreamers destacou a necessidade de evolução e diferenciação dentro do mercado.
A questão de gênero dentro do mercado de E-sports foi discutida na roda de conversa. Roberta e Rodolfo enfatizaram a importância da pluralidade de gênero e experiências na construção de negócios sólidos e inclusivos que sejam capazes de atrair não apenas praticantes, mas também marcas e audiências mais amplas.
— Pessoas com experiências diferentes trazem olhares diferentes para resolver um mesmo problema. É preciso ter multiplicidade em todos os negócios, assim podemos construir um mundo melhor do que o que a gente tem hoje – explicou Rodolfo.
A última conversa do dia foi com o Head de Real Estate da empresa Vinci Partners, de investimentos alternativos, Leandro Bousquet. Foram abordados tópicos como o investimento imobiliário, os desafios do mercado, a importância da cultura organizacional e as experiências do palestrante com crises financeiras na economia brasileira. Os assuntos esclareceram pontos importantes para pessoas com interesse em ingressar no mercado financeiro em diferentes frentes.