Sonia Kramer é nomeada professora titular do Departamento de Educação
09/02/2017 17:27
Bell Magalhães

Na aula magistral A educação como resposta responsável, professora fez um balanço de seus 45 anos de carreira na área, dedicando-se a refletir sobre políticas de educação infantil e autonomia nas práticas de aprendizado.

Sonia Kramer em aula magistral. Foto: Fernanda Szuster

A professora Sonia Kramer tomou posse, nesta quarta-feira, 15, como professora titular do Departamento de Educação da PUC-Rio, no Auditório do Rio Datacentro (RDC). Na aula magistral A educação como resposta responsável, fez um balanço de seus 45 anos de carreira na área de educação, dedicando-se a refletir criticamente sobre políticas de educação infantil e autonomia nas práticas de aprendizado, e destacou a importância do educador na vida do futuro cidadão.

Autora de mais de 80 artigos e 49 livros (24 livros e 25 que organizou), a docente citou autores que contribuíram para a sua formação, como Walter Benjamin, Clarisse Lispector, além de Ricardo Benzaquen de Araújo, professor do Departamento de História da PUC-Rio falecido em fevereiro deste ano.

Vice-reitor José Ricardo Bergmann, Reitor Padre Josafá e professor decano Júlio Diniz. Foto: Fernanda Szuster

“Foi como um agradecimento. Sonia soube colocar a própria trajetória de vida nos autores que a inspiraram”, ressaltou o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira. O vice-reitor Acadêmico, José Ricardo Bergmann, leu o texto homologado ao Conselho Universitário e destacou a pesquisa “ampla e multifacetada” da professora. O decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Júlio Diniz, emocionou-se ao comentar a aula magistral: “A aula foi dilacerante em todos os sentidos, ao comparar grandes questões do nosso tempo. Foi como colocar história na atualidade”.

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), Sonia Kramer é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio, com pós-doutorado na New York University. Coordena o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Pós-Graduação em Estudos Judaicos, o Grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (Infoc), o Curso Trajetórias Judaicas no Rio de Janeiro, realizado em convênio entre a PUC-Rio e o Museu de Arte do Rio/MAR; o Projeto Yiddish como Resistência e Experiência Identitária. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita, estudos judaicos. Seus principais autores de estudo e reflexão são Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Lev Vigotski, Martin Buber, Paulo Freire, Leandro Konder e Hilton Japiassu.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro