Uma Escola para Operários
30/06/2017 15:46
Professora Larissa Corrêa, Depto. de História da PUC-Rio



Festa de encerramento de curso na e.l.o. Anuário do Jubileu de Prata da PUC-Rio (1965). Fotógrafo desconhecido

Precisamos de “bons dirigentes sindicais com formação democrática cristã”. Essa demanda levou à criação da Escola de Líderes Operários (E.L.O.) em 1957, coordenada pelo Pe. Velloso S.J.. Localizada em uma casa cedida pela PUC-Rio, a Escola encontrou difi culdades para reunir os trabalhadores na Gávea operária, região em intenso processo de desindustrialização. A solução foi realizar cursos itinerantes. O Primeiro Curso de Preparação de Líderes Operários ocorreu em Cascadura e contou com 36 alunos. 

Segundo o Pe. Velloso, “nós demos aula em todo o Rio de Janeiro. Onde havia círculos operários nós apoiávamos e onde não havia, nós nos virávamos”. Na E.L.O. os trabalhadores aprendiam noções de economia e política, sindicalismo e questões trabalhistas. Também tinham lições práticas com sindicalistas experientes que lhes ensinavam a dirigir uma assembleia e a debater ideias com comunistas.

Na segunda metade dos anos 1950, os embates ideológicos da Guerra Fria cresciam tanto quanto se acirravam as relações entre patrões e empregados. O movimento sindical aproveitou-se do otimismo gerado no governo JK para reivindicar melhores condições de salário e de trabalho. As greves e o aumento de comunistas nas diretorias sindicais alarmavam os setores anticomunistas. A E.L.O., com apoio de empresários e de organizações internacionais, competia com as lideranças de esquerda pela hegemonia do movimento sindical.

O golpe civil-militar de 1964 representou uma ruptura nas relações trabalhistas. Com a prisão e perseguição aos sindicalistas comunistas, muitos alunos formados pela E.L.O. ocuparam o cargo de interventores. Mas, eles não poderiam imaginar que também fi cariam na mira do autoritarismo. Controladas e vigiadas, as lideranças católicas tiveram de lidar com a repressão e o antitrabalhismo. Nos anos 1970, o comunismo soma-se a outros fantasmas para os trabalhadores. Eles passaram a temer a tortura, o desemprego, o abuso patronal e outras medidas contrárias a seus direitos e a sua dignidade.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio