A teologia na América Latina
04/10/2017 14:12
Lethicia Amâncio

O livro Teologia Latino-Americana: raízes e ramos, da professora Maria Clara Bingemer, foi lançado nesta quarta-feira, no Salão  Dom Luciano Mendes

Durante lançamento, Maria Clara autografou os exemplares. Foto: Fernanda Maia

A professora Maria Clara Bingemer, do Departamento de Teologia da PUC-Rio, lançou hoje o livro Teologia Latino-Americana: raízes e ramos, no Espaço Dom Luciano (antigo Salão da Pastoral). A obra aborda a credibilidade dada à teologia nascida na América Latina após a escolha de um papa latino.

A obra teve origem a partir das Conferências Duffy, proferidas no Boston College. O livro foi lançado nos Estados Unidos, em 2016, e agora chega ao Brasil por meio da parceria entre a Editora PUC-Rio e a Editora Vozes. Para Maria Clara, o mundo voltou novamente o olhar para a Igreja e a Teologia da América Latina após a eleição do Para Francisco.

– O que eu tento mostrar no livro é o atual momento da Teologia Latino-Americana. Houve um momento de auge da Teologia da Libertação, depois veio a crise. Mas a Teologia Latino-Americana continua, inclusive alargou seu leque de opções e continua acontecendo de maneira bem fecunda - disse.

Maria Clara Bingemer também é coordenadora na Cátedra Carlo Maria Martini e tem pesquisado, nos últimos anos, a questão de Deus, a mística contemporânea e a categoria de testemunho na teologia latino-americana. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro