Teste virtual para tratar a Covid-19
30/04/2020 23:51
Mariana Albuquerque

Projeto gratuito auxilia na triagem e monitoramento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus

Ilustração: Editoria de Arte

Uma plataforma gratuita tem sido mais uma ferramenta importante para orientar pessoas sobre como agir em relação à Covid-19. Por meio deste site, é possível avaliar a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus e, em casos positivos, os pacientes podem ser monitorados e receber um acompanhamento da doença. O Teste do Corona virtual foi desenvolvido pela startup de saúde Triágil e, segundo a equipe da plataforma, o programa ajudou a liberar mais de 7 mil pessoas das filas dos hospitais. 

A startup fez uma combinação de processos de análise de dados, recomendações das organizações de saúde e recursos tecnológicos para auxiliar a população a ter acesso a informações e orientações sobre a doença. O Teste do Corona é o resultado de um trabalho de mais de dez profissionais, entre eles o infectologista e epidemiologista Bruno Scarpellini, do Departamento de Medicina da PUC-Rio, que fornece conhecimento científico sobre o assunto.

Mestre em Epidemiologia pela Graduate School of Public Health, da Universidade de Pittsburgh, Scarpellini diz que cada um dos colaboradores exerce um papel no desenvolvimento do projeto. A função do médico é utilizar os protocolos de infectologia para entender como o Teste do Corona virtual pode ajudar na vigilância epidemiológica, que é o conhecimento de fatores da saúde para prevenir ou controlar doenças graves, como o novo coronavírus.

Gustavo Rocha, Fábio Madureira e Bruno Scarpellini. Fotos: Arquivo pessoal 

O sistema criado para a plataforma é simples. O primeiro passo é registrar a pessoa com sintomas da Covid-19 e coletar informações sobre o quadro clínico dela. Com as informações apuradas, uma análise dos riscos é realizada e, depois, o paciente recebe orientação e passa a ser monitorado remotamente. Aqueles que apresentam um quadro mais grave são instruídos a buscar um atendimento presencial em uma unidade de saúde. Scarpellini observa que a plataforma serve de ajuda não só para os pacientes, mas também para os médicos. 

- Com o Teste do Corona Virtual, conseguimos instruir os pacientes que estão em casa e auxiliar na redução da ida e vinda de diversas pessoas sintomáticas aos hospitais, para evitar o contágio. Assim, os médicos nos hospitais concentram-se em atender os casos mais graves. O projeto também serve para deixar os pacientes em distanciamento social confortáveis por ter uma equipe de saúde virtual à disposição.

Um dos sócios da startup, o cirurgião Fábio Madureira diz que o monitoramento diário é fundamental para a equipe analisar a evolução dos sintomas do doente e saber como ele vai se comportar no decorrer das semanas, se o quadro vai se agravar ou se a pessoa vai deixar de apresentar sintomas.

- Mensagens são enviadas para lembrar os pacientes a notificar como estão se sentindo, e também temos uma equipe que tenta conversar frequentemente com eles. O objetivo é conseguir equilíbrio e atender o máximo de pacientes possíveis. 

Também sócio da Triágil, o engenheiro de produção Gustavo Rocha observa que o maior desafio é aprimorar o acompanhamento de mais de 20 mil pessoas monitoradas pelo Teste do Corona virtual. De acordo com Rocha, no futuro pós-pandemia, a equipe da startup pensa em desenvolver projetos para acompanhar os pacientes nos momentos em que estão fora do médico, com o objetivo de tirar a angústia dos momentos pré e pós consulta. O engenheiro diz ainda que existe um plano de, futuramente, auxiliar, pelo meio virtual, no combate a outras doenças no Brasil, como a dengue.

Para acessar o Teste do Corona virtual, basta entrar no link testedocorona.com.br

Mais Recentes
Saúde física no home office
Professora da Coordenação de Educação Física, Jô Santos indica exercícios para prevenir Lesão por Esforço Repetitivo
Máscaras do bem
Alunas da PUC-Rio produzem máscaras de tecido para proteger contra a Covid-19 e colaborar para a proteção das pessoas