Saúde física no home office
26/05/2020 13:42
Esther Obriem

Professora da Coordenação de Educação Física, Jô Santos indica exercícios para prevenir Lesão por Esforço Repetitivo

Com aulas on-line e home office, muita gente está sendo obrigada a usar aparelhos eletrônicos durante mais tempo. Horas em frente a um computador e o uso mais intenso do celular podem causar problemas musculares ou até a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R). De olho na saúde de professores, funcionários e alunos, a Coordenação de Educação Física oferece aulas com exercícios na plataforma Zoom toda quarta-feira, às 10h, com duração máxima de 20 minutos.

A L.E.R é uma síndrome que o indivíduo pode desenvolver ao reproduzir um movimento de modo inadequado por um longo período tempo. A pessoa manifesta uma série de problemas como dor nos membros superiores ou nos dedos, dificuldade no movimento, fadiga muscular e até redução nos movimentos.

Especialista em ergonomia, a professora Jô Santos, da Coordenação de Educação Física, observa que as pessoas tendem a movimentar mais os dedos para exercer as tarefas diárias, o que pode provocar disfunções no físico. Ela ressalta que é importante fazer pausas para evitar a síndrome.

– Ela também é conhecida como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho (D.O.R.T). Ao ficar mais tempo em casa para estudar ou trabalhar, as pessoas podem ter desconfortos e dores na região do pescoço, da lombar e nos ombros. Os sintomas também podem ser braços, antebraços, punhos, mãos e dedos pelo uso excessivo. É importante praticar exercícios físicos nos intervalos do trabalho e ao longo do dia para prevenir possíveis lesões.

Arte: Mariana Magalhães e Nina Rosenblit

Jô recomenda a prática diária de Ginástica Laboral para os que utilizam aparelhos eletrônicos frequentemente. Segundo ela, é uma atividade preventiva, recreativa e socioeducativa que algumas empresas e instituições oferecem. A prática, completa a professora, previne possíveis lesões, fadigas musculares e ajuda a corrigir a postura.

A professora ressalta que as pessoas tendem a ficar mais tempo sentadas com a nova rotina do isolamento. De acordo com Jô, a posição errada do tronco pode provocar dores de cabeça, na coluna, lombar, desconforto nos ombros e formigamentos nos pés e nas pernas. Manter uma postura correta no dia a dia é uma dica importante para evitar problemas.

– Oriento manter o tronco ereto, mas sem tencionar, ao permanecer sentada. Ombros relaxados, em uma angulação de noventa graus dos braços, antebraços e os punhos preferencialmente apoiados. Identificar se os ossos da base do quadril tocam o assento, isso minimiza a tensão da coluna. Evite deixar as pernas dobradas por muito tempo para não prejudicar a função circulatória.

Jô sugere exercícios respiratórios, de alongamento e relaxamento para evitar a L.E.R. A pessoa pode, inclusive, fazer algumas atividades físicas em casa e sozinha para ajudar na manutenção do corpo.  Segundo a professora, é importante fazer qualquer tipo de ginástica com a orientação de um educador físico. Jô esclarece que o profissional ajuda conciliar cada movimento com a respiração adequada. Para ela, os exercícios transformam o estilo de vida dos indivíduos, pois contribuem para a saúde física e mental. 

 – As pessoas podem fazer alongamentos de extensão, flexão, rotação e inclinação lateral da cabeça. Para a lombar, é bom fazer elevação e torção do quadril. Relaxamentos das regiões específicos da coluna também ajudam. A Ginástica Laboral pode ser realizada todos os dias ao iniciar a jornada de estudos e trabalho. Comece com o alongamento e termine com atividades de relaxamento.

Mais Recentes
Teste virtual para tratar a Covid-19
Projeto gratuito auxilia na triagem e monitoramento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus
Máscaras do bem
Alunas da PUC-Rio produzem máscaras de tecido para proteger contra a Covid-19 e colaborar para a proteção das pessoas