Informação para enfrentar doença com lucidez
08/11/2019 19:38
Ana Carolina Moraes

Bate papo sobre Outubro Rosa na Casa da Medicina reuniu profissionais da área e pessoas interessadas em saber sobre o câncer de mama 

O encontro ocorre anualmente na Casa da Medicina da PUC-Rio. Foto: Gabriela Azevedo

Os mitos no câncer de mama foram discutidos em um bate-papo no dia 21 de outubro na Casa da Medicina da PUC-Rio. A homenagem ao Outubro Rosa foi organizada pelo Departamento de Medicina, com o apoio da Associação de Amigos da Mama (ADAMA) e da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação. O decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor Hilton Augusto Koch, a oncologista Sabrina Chagas e a mastologista Thereza Cypreste abordaram temas diversos como diagnóstico, tratamento e desinformações que envolvem o câncer de mama para funcionários da Universidade e pessoas diagnosticas com a doença.

O radiologista Hilton Koch fala sobre a importância da mamografia ser realizada com qualidade. Foto: Gabriela Azevedo

O radiologista Hilton Koch iniciou a programação do dia com uma palestra sobre os maiores mitos do câncer de mama. Ele ressaltou que é importante lembrar que essa doença não é sinônimo de morte e lembrou que a realização de exames preventivos pode evitar sofrimento. O decano do CCBS também enfatizou que a qualidade dos exames é essencial e que o apoio do médico é necessário para a eficácia do tratamento, que pode ser realizado no Ambulatório São Lucas, que funciona na Casa da Medicina, e oferece consultas e exames a preço popular.

 

- Não adianta só acusar o câncer, mas não resolver o problema, falar que o paciente vai precisar fazer a mamografia e não indicar onde. O médico tem que indicar um bom lugar. Depois, tem que indicar o tratamento apropriado. Essa condição é um projeto, precisa de uma continuidade. Quando isso é feito no Ambulatório São Lucas, como somos professores de várias áreas, a paciente tem um acompanhamento multidisciplinar.

Outro mito discutido pelos profissionais foi a associação da condição apenas às mulheres. O câncer de mama também ocorre em homens, mas representa 1% dos casos de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Joaquim Paz, de 63 anos, é um destes casos. A namorada dele, que é enfermeira, foi a primeira a suspeitar da doença quando ele sentiu um caroço na mama. Hoje, ele ministra palestras e realiza trabalho voluntário no Hospital da Lagoa com pacientes de quimioterapia para aumentar a conscientização sobre o assunto e compartilhar a história de superação dele. Nove anos depois do tratamento, Paz se orgulha ao dizer que leva uma vida melhor depois do tratamento.

- Eu melhorei muito a minha vida depois do câncer de mama porque mudei as minhas prioridades e objetivos. Acho que a doença te melhora como pessoa porque se pensa muito mais sobre o que é realmente importante. O equilíbrio emocional e a paciência são maiores. Eu faço mais caminhadas, jogo vôlei na praia, faço dança de salão, viajo, coisas nas quais me encontrei, estou curtindo a vida.

Silvana Alves acredita que ter conhecimento é essencial para ajudar o próximo. Foto: Gabriela Azevedo

Se manter consciente sobre o assunto é o que leva Silvana Alves Souza, de 29 anos a participar todo ano do encontro. Funcionária terceirizada na Universidade, ela comentou que teve dúvidas esclarecidas no bate-papo com os médicos, como o uso do desodorante antitranspirante. Apesar de o produto ter sais de alumínio na composição, não há estudos que comprovem ligação entre esses parabenos e a incidência de câncer.

- Na minha família não tem histórico, mas eu participo do encontro todo ano. Quero ter conhecimento para poder ajudar outras pessoas. Eu acho a campanha do Outubro Rosa muito legal, mas acho que o tema não deveria ser discutido só em outubro porque isso acontece todo dia, toda hora.

A mastologista Thereza Cypreste e a oncologista Sabrina Chagas falam sobre os mitos do câncer de mama. Foto: Gabriela Azevedo

Reuniões como essa são consideradas de extrema importância pela oncologista Sabrina Chagas. Ela comentou que é comum a pessoa se sentir confusa em consultas com o médico, porque elas podem ser rápidas e com um grande volume de informações técnicas. A oncologista ressaltou que a falta de informação é um dos maiores bloqueios dos pacientes, que têm medo de procurar o médico.

- É muito comum que a gente conheça os casos de quem morreu, de quem fez quimioterapia e caiu o cabelo, mas, perto da gente, passam pessoas que tiveram a doença, mas não comentam. Elas não falam que são vitoriosas. Eu acho que a gente ainda precisa falar que tem cura e que o tratamento pode ser tranquilo.

Vera Lucia da Silva não perdeu a qualidade de vida por causa do tratamento. Foto: Gabriela Azevedo

Vera Lucia da Silva, de 58 anos, é diarista, voluntária da ADAMA, e vitoriosa no tratamento. Ela passou por quimioterapia e cirurgia para retirar um câncer há três anos e, desde então, dá testemunhos em palestras e rodas de apoio. Vera contou que não se desesperou com o diagnóstico e que levou uma vida normal durante o tratamento.

- Eu fiquei bem tranquila, eu corri na praia, dancei, arrumei um namorado, trabalhei. Eu não me vejo como doente, me via como em tratamento, porque quando é uma doença você fica na cama. A cabeça é o comando do corpo, se você deixar, ela vai. Eu me aceitei muito bem e acho que a minha cura não foi o médico, foi eu querer viver.

Mais Recentes
Saúde física no home office
Professora da Coordenação de Educação Física, Jô Santos indica exercícios para prevenir Lesão por Esforço Repetitivo
Teste virtual para tratar a Covid-19
Projeto gratuito auxilia na triagem e monitoramento de pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus
Máscaras do bem
Alunas da PUC-Rio produzem máscaras de tecido para proteger contra a Covid-19 e colaborar para a proteção das pessoas